A Globo está satisfeita com os primeiros resultados de Fuzuê, nova novela das sete. A trama escrita por Gustavo Reiz, que traz Marina Ruy Barbosa como a vilã Preciosa, tem registrado bons índices de audiência e parece ter caído nas graças do público.

Marina Ruy Barbosa em Fuzuê
Marina Ruy Barbosa em Fuzuê (Reprodução / Globo)

Mas, mesmo tendo estreado há pouco tempo, a emissora já resolveu mexer no folhetim e promoveu uma importante alteração na substituta de Vai na Fé.

[anuncio_1]

Mais longa

Fuzuê - Giovana Cordeiro e Nicolas Prattes
Giovana Cordeiro (Luna) e Nicolas Prattes (Miguel) em Fuzuê (Fábio Rocha / Globo)

Inicialmente planejada para fechar com 167 capítulos, Fuzuê já foi esticada pela direção da Globo. A produção saltou para 173 capítulos, de acordo com o colunista Flavio Ricco, do portal R7, numa decisão tomada ainda antes da estreia do folhetim.

Assim, a história estrelada por Giovana Cordeiro, Nicolas Prattes, Marina Ruy Barbosa, Edson Celulari, Lilia Cabral e Olívia Araújo completará seis meses no ar. Deste modo, se não houver nova alteração, a trama chegará ao fim no início de março de 2024.

Com isso, Fuzuê será ligeiramente menor que Vai na Fé, trama anterior do horário. A novela escrita por Rosane Svartman chegou ao fim no dia 11 de agosto, somando 179 capítulos.

Leia também: Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “por que eu?”

Duração ideal

Vai na Fé - José Loreto, Samuel de Assis e Sheron Menezzes
Samuel de Assis, Sheron Menezzes e José Loreto em Vai na Fé (Divulgação / Globo)

Vale notar que a Globo tem evitado tomar medidas extremas na duração de suas novelas. A emissora tem cumprido a previsão de capítulos de cada trama, sem esticar ou reduzir drasticamente nenhuma produção.

Tanto que Vai na Fé chegou ao fim com o número de capítulos previsto inicialmente. A expectativa sempre foi que a história de Sol (Sheron Menezzes) durasse entre 165 e 179 capítulos, e esta última estimativa prevaleceu. Em outros tempos, o canal poderia ter esticado a novela, já que Vai na Fé rendeu bons índices de audiência.

Já Cara e Coragem, antecessora de Vai na Fé, foi considerada um fiasco. A novela de Claudia Souto passou em brancas nuvens, com baixa audiência, repercussão zero e algumas críticas. Ainda assim, foi uma trama longa, com 197 capítulos. Em outros tempos, a novela fatalmente seria reduzida. Mas a Globo optou por seguir a previsão inicial e a manteve no ar esse tempo todo.

[anuncio_3]

Trama das sete

Gustavo Reiz
Gustavo Reiz (Reprodução / Instagram)

Fuzuê é uma novela das sete típica, que reúne romance e comédia. O autor Gustavo Reiz se declara fã das novelas do horário e admirador dos grandes autores que assinaram clássicos da faixa, como Silvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes.

A novela gira em torno de uma grande loja de departamentos, a Fuzuê, que pertence a Nero (Edson Celulari). O local é alvo da cobiça da vilã Preciosa (Marina Ruy Barbosa), que acredita que há um tesouro enterrado naquele terreno.

Ao mesmo tempo, a mocinha Luna (Giovana Cordeiro) busca sua mãe desaparecida, Maria Navalha (Olívia Araújo), que foi vista pela última vez na Fuzuê. Ela acaba se envolvendo com Miguel (Nicolas Prattes), filho de Nero.

Fuzuê marca a estreia de Gustavo Reiz na Globo. O autor começou no SBT, na adaptação brasileira de Os Ricos Também Choram (2005). Na Record, assinou produções como Dona Xepa (2013), Escrava Mãe (2016) e Belaventura (2017).

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor