Entrando na reta final, Família é Tudo aposta todas as suas fichas no acerto de contas entre Electra (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kalimann). A novela de Daniel Ortiz investe na vingança da mocinha, que está disposta a tudo para acabar com a ex-amiga.

Juliana Paiva em Família é Tudo
Juliana Paiva em Família é Tudo

Electra vem enviando cartas anônimas e preparando várias arapucas para Jéssica, que chegará a ser presa após uma armação da neta de Frida (Arlete Salles). Mas tudo isso será fichinha perto da grande armadilha que a mocinha prepara para fazer a vilã confessar seus crimes.

Armadilha, aliás, que lembra muito a sequência final de outra novela da Globo. A confissão de Jéssica remete ao que aconteceu com Flora (Patrícia Pillar) no desfecho de A Favorita (2008).

O que vai acontecer com Jéssica em Família é Tudo?

De acordo com o site Notícias da TV, o embate final entre Electra e Jéssica acontecerá a partir de 16 de setembro na novela das sete da Globo. Nesse dia, Electra enviará uma carta anônima para Jéssica marcando um encontro no teatro onde elas dançam. O local estará todo paramentado com câmeras e microfones.

Jéssica chegará acompanhada de Hans (Raphael Logam). Ao entrar no teatro, autofalantes com uma voz masculina perguntarão por que ela mandou esfaquear Luca (Jayme Matarazzo). Do lado de fora, Hans verá Luca e Murilo (Henrique Barreira), e ligará para Jéssica, alertando-a de que se trata de uma armadilha de Electra.

Enfurecida, a vilã começará a gritar o nome da rival, que se esconderá. Depois, Electra empurrará Jéssica de uma escada e elas discutirão. A mocinha, então, começa a acusar Jéssica de tudo de ruim que aconteceu com ela. A princípio, Jéssica tenta negar, mas, depois, parte para cima de Electra. Mas, no final, Electra conseguirá arrancar a confissão de Jéssica, que sairá dali presa.

Inspiração em A Favorita?

A armação de Electra para arrancar a confissão de Jéssica em Família é Tudo lembra muito a armadilha que Donatela (Claudia Raia) aprontou para Flora na última semana de A Favorita, novela de João Emanuel Carneiro exibida entre 2008 e 2009.

Na trama, Donatela dá sua última cartada para conseguir fazer Flora confessar seus crimes e, assim, conseguir provar que é inocente. A mocinha atrai a vilã para um teatro com a desculpa de retomar a carreira musical delas. Ali, ela faz de tudo para que Flora diga em alto e bom som que matou Marcelo (Flavio Tolezani), Salvatore (Walmor Chagas) e Gonçalo (Mauro Mendonça).

Depois de muita tensão, Flora finalmente admite todos os crimes. Nesse momento, as cortinas do palco do teatro se abrem e revelam uma grande plateia, que escutou toda a confissão. Assim, a vilã recebe voz de prisão, mas consegue fugir da polícia.

Muitas semelhanças

Desde o início de Família é Tudo, a história envolvendo Electra e Jéssica é comparada à A Favorita. Na novela das sete da Globo, a trama começa quando Electra está prestes a deixar a prisão e provar que não teve culpa na tentativa de assassinato de Luca, assim como aconteceu com Flora no início da novela de 2008.

A semelhança era tanta que muita gente acreditava que Electra se revelaria a vilã de Família é Tudo. Havia uma teoria circulando na internet que a personagem de Juliana Paiva seria uma megera disfarçada de mocinha.

A tal virada não aconteceu e Electra, de fato, foi vítima das armações de Jéssica na trama de Daniel Ortiz. Porém, a maneira pouco ortodoxa como ela vem se vingando da megera mostra que Electra não é a mais convencional das mocinhas. A seu jeito, Daniel Ortiz vem construindo sua própria A Favorita.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor