Diante das mudanças promovidas no remake de Renascer (1993), um personagem importante sofreu alteração: o padre Lívio, que será interpretado por Breno da Matta na nova versão da história.

Jackson Costa na primeira versão de Renascer
Jackson Costa na primeira versão de Renascer

Depois de ser criticado por não mudar nada na releitura de Pantanal (2022), o autor Bruno Luperi passou a realizar alterações no novo remake baseado na obra de seu avô, Benedito Ruy Barbosa. Com isso, vários personagens de Renascer tiveram rumos e tramas alteradas.

Em meio a uma fase em que a Globo tem olhado com mais atenção para o público evangélico e representado essa parcela da população em suas novelas – como aconteceu em Vai na Fé (2023) -, uma modificação radical aconteceu no remake que substituirá Terra e Paixão no próximo ano.

[anuncio_1]

Padre virou pastor

Breno da Matta, ator de Renascer, ao lado do pastor Henrique Vieira
Breno da Matta (dir) ao lado de Henrique Vieira (Reprodução / Web)

Em uma publicação nas redes sociais, Breno da Matta, que se prepara para a nova versão de Renascer, apareceu em uma foto com o pastor Henrique Vieira, que foi eleito deputado federal pelo PSOL nas eleições de 2022.

“Prazer imenso conhecer e trocar com essa figura ímpar! Pastor Henrique Vieira é uma pessoa e um religioso necessário, fundamental nesse momento que vive o Brasil. A luta/disputa é urgente pela verdadeira palavra de Jesus, seus ensinamentos sobre amor, empatia, tolerância, acolhimento, afeto. Que consigamos construir novos imaginários sobre fé, espiritualidade, sociedade e amor ao próximo (por mais que o próximo seja muito diferente de nós)”, escreveu ele.

Na legenda da postagem, Breno usou algumas hashtags como #vempastorlivio e #bençapastorlivio, que indicava uma possível mudança do personagem para pastor, diferente da versão original, em que foi um padre vivido por Jackson Costa.

A possível mudança de religião do personagem logo agitou os internautas, que chegaram a questionar na própria publicação. O ator não esclareceu e, horas depois, editou a postagem retirando as hashtags que indicavam que o padre de Renascer viraria pastor.

 

[anuncio_2]

Decisão do autor

Bruno Luperi
Bruno Luperi (Divulgação)

No entanto, padre Lívio realmente se tornará pastor no remake de Renascer. Segundo informações do site F5, a alteração não foi um pedido da direção da Globo, mas sim uma decisão que partiu do próprio autor, Bruno Luperi.

O novelista, responsável pela adaptação, se baseou em pesquisas feitas pela emissora, que mostram que a maioria da população brasileira será evangélica até o fim da década.

Procurada pela publicação, a Globo disse que “há processos naturais de uma releitura, que para deixar a obra mais contemporânea, podem –ou não– trazer mudanças em suas tramas e personagens”.

[anuncio_3]

Mudança altera trama de Renascer

Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer
Tereza Seiblitz e Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

Com a mudança, uma das tramas do remake será completamente alterada. Isso porque na primeira versão o padre Lívio se apaixonou por Joaninha (Tereza Seiblitz), que era casada com Tião Galinha (Osmar Prado).

Com isso, ele enfrentou um dilema, já que o celibato é obrigatório para padres. Como o personagem será um pastor na nova versão, não haverá mais esse impedimento para o relacionamento, que pode até deixar de existir.

Substituta de Terra e Paixão na faixa das 21h, o remake de Renascer estreia no dia 22 de janeiro.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.