André Santana

Desde que o remake de Renascer foi confirmado, o público anseia em saber quem serão os atores que darão vida aos personagens do clássico de 1993. A maior curiosidade se dava em torno de quem seria Mariana, uma das protagonistas do enredo. A personagem rendeu muitas críticas a Adriana Esteves, que a interpretou originalmente.

Theresa Fonseca em Mar do Sertão
Theresa Fonseca em Mar do Sertão (Reprodução / Globo)

Mas a Globo já bateu o martelo e definiu que Theresa Fonseca será a nova intérprete da antológica personagem. A atriz fez sucesso como Labibe em Mar do Sertão (2022), mas ainda é inexperiente na TV. Com a decisão, a emissora corre o risco de, mais uma vez, expor uma artista às críticas do público.

[anuncio_1]

Depressão

Renascer - Adriana Esteves
Adriana Esteves como Mariana em Renascer (Divulgação / Globo)

Considerada uma das maiores atrizes do Brasil, Adriana Esteves foi exaltada pelo público ao viver grandes personagens, como a Catarina, de O Cravo e a Rosa (2000), e a vilã Carminha, de Avenida Brasil (2012). Recentemente, ela brilhou em Os Outros, hit do Globoplay.

São tantos êxitos que fica difícil conceber que, há 30 anos, Adriana foi tão criticada que quase desistiu da TV. Ao viver Mariana em Renascer, ela foi tão massacrada que optou por recusar o convite para Quatro por Quatro (1994), na qual viveria Babalu.

“Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar Renascer e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão”, afirmou, em entrevista à Veja.

[anuncio_2]

Personagem difícil

Renascer - Adriana Esteves e Antonio Fagundes
Adriana Esteves (Mariana) e Antonio Fagundes (José Inocêncio) em Renascer (Divulgação / Globo)

Muitas das críticas que Adriana Esteves recebeu na época estavam ligadas ao comportamento de Mariana em Renascer. Na trama, ela se aproxima de José Inocêncio (Antonio Fagundes) para vingar sua família. No entanto, Mariana acaba se envolvendo também com o filho dele, João Pedro (Marcos Palmeira).

Leia também: Tragédia e reclusão: três narradores famosos que sumiram da TV

Adriana não era exatamente inexperiente na época, pois já havia passado por produções como Top Model (1989) e Pedra Sobre Pedra (1992). Mas, sem dúvidas, Mariana foi sua personagem mais difícil e a de maior exposição até aquele momento. E, como a própria atriz admitiu, ela não estava preparada para o tranco.

Por isso, quando Alice Wegmann foi o primeiro nome cotado para viver a nova Mariana, parecia que a Globo tinha aprendido a lição. Afinal, apesar de jovem, Alice é uma atriz estofada e já passou por sucessos e fracassos em sua carreira. Possivelmente, ela seguraria o rojão com mais tranquilidade.

[anuncio_3]

Aposta

Mar do Sertão - Isadora Cruz, Mariana Sena e Theresa Fonseca
Isadora Cruz, Mariana Sena e Theresa Fonseca em Mar do Sertão (Divulgação / Globo)

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a Globo estava “dividida” quanto à atriz que viveria Mariana no remake de Renascer, que substituirá Terra e Paixão em 2024. O autor Bruno Luperi, que atualiza o texto de Benedito Ruy Barbosa, e o diretor artístico Gustavo Fernandez, gostariam de contar com uma atriz experiente, como Alice Wegmann.

Já a direção da Globo preferia uma atriz com alguma experiência, mas que ainda fosse novata. Com a escolha de Theresa Fonseca, prevaleceu a vontade da emissora. Assim, o canal assumirá o mesmo risco de 1993.

Claro que os tempos são outros e a receptividade à Mariana pode ser completamente diferente desta vez. No entanto, fica evidente que a emissora vai jogar uma atriz em ascensão aos leões. Theresa pode passar pelo mesmo calvário enfrentado por Adriana Esteves há 30 anos.

Em Renascer, a personagem de Theresa Fonseca se envolverá com José Inocêncio, agora vivido por Marcos Palmeira, e João Pedro, que será interpretado por Juan Paiva. A trama deve estrear em janeiro de 2024.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor