Noveleiros adoram odiar um bom vilão. As figuras maléficas dos folhetins, quando bem construídas, caem nas graças do espectador e se tornam eternas. É o caso de Odete Roitman (Beatriz Segall), Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) e tantas vilãs antológicas.

Adriana Esteves como Mércia em Mania de Você
Adriana Esteves como Mércia em Mania de Você

Autor de Mania de Você, próxima novela das nove da Globo, João Emanuel Carneiro já criou várias malvadas icônicas. Da mente dele saíram megeras como Bárbara (Giovanna Antonelli), Flora (Patrícia Pillar), Vanessa (Letícia Colin) e, claro, Carminha (Adriana Esteves).

Em sua próxima novela, Carneiro vai atirar para todos os lados e apostar em vários vilões. Assim, a Globo pretende evitar o erro cometido em Renascer, que não emplacou nenhum dos personagens do mal.

Vilões por todos os lados

Mania de Você gira em torno do quarteto Viola (Gabz), Rudá (Nicolas Prattes), Luma (Agatha Moreira) e Mavi (Chay Suede). Os dois últimos têm cores de vilões e darão o troco em Viola e Rudá depois que forem traídos por eles.

Mas a próxima novela das nove terá outros personagens malvados, como Molina (Rodrigo Lombardi), o grande vilão da primeira fase da história. Dono de uma empresa de cibersegurança, ele usará de sua posição para espiar desafetos.

Sua governanta, Mércia (Adriana Esteves), estará no limiar entre o bem e o mal. Ísis (Mariana Ximenes) será outra malvada da história, uma vilã controversa que chega a planejar a morte do próprio marido.

Malvado sem carisma

Assim, Mania de Você pretende evitar o erro de Renascer, que não teve grandes vilões para envolver o público. O vilão-mor da trama é Egídio (Vladimir Brichta), que teve seus momentos, mas não chegou a mobilizar a audiência.

Isso fica claro se o compararmos com Tenório (Murilo Benício), o vilão de Pantanal (2022). No remake anterior de Bruno Luperi, o personagem caiu nas graças do público, já que o ator conseguiu imprimir carisma e até humor no tipo. Assim, cada vez que Tenório cometia uma grande crueldade, o choque era inevitável.

Não dá pra negar que Egídio é quase um “clone” de Tenório. Ambos maltratavam suas esposas, eram desafiados pela filha e tinham uma rivalidade com o fazendeiro vizinho. No entanto, o vilão de Renascer não tem o mesmo carisma do bandido de Pantanal.

História desperdiçada

Outros personagens de Renascer tiveram momentos de vilania, como Eliana (Sophie Charlotte). Porém, ela não chegou a ser uma grande vilã e, em muitos casos, foi vítima de uma série de situações.

Neste contexto, Bruno Luperi acabou desperdiçando uma vilã em potencial. Mariana (Theresa Fonseca) poderia ter se tornado uma megera e tanto se, de fato, tivesse colocado em prática seu plano de vingança contra José Inocêncio (Marcos Palmeira). Mas a personagem não foi desenvolvida adequadamente e acabou perdendo função na trama.

Assim, Mania de Você sai na frente de Renascer no quesito vilões. Resta saber se Mércia, Luma, Ísis e companhia repetirão o mesmo frisson de Carminha e outras louras malvadas criadas por João Emanuel Carneiro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor