Mesmo tendo morrido na primeira fase de Renascer, Maria Santa (Duda Santos) continuou aparecendo na novela como um espírito. Porém, desde a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), Santinha não deu mais as caras na trama das nove da Globo.

Duda Santos em Renascer
Duda Santos em Renascer

Mas, de acordo com sua intérprete, Maria Santa deve, sim, voltar a dar as caras na novela. A atriz revelou recentemente que segue no elenco da trama e deve gravar até o último capítulo. Depois, ela emendará com Tutti Frutti, trama das seis que substituirá No Rancho Fundo.

Assim, a Globo deve corrigir um erro que marcou a primeira versão de Renascer, em 1993. Escalada para outra novela, Patrícia França – a Santinha da época – precisou deixar a trama às pressas, o que desagradou o autor Benedito Ruy Barbosa.

Maria Santa vai voltar em Renascer?

José Inocêncio (Marcos Palmeira) costumava conversar com o espírito de Maria Santa em Renascer. Mas, desde que o espírito de sua primeira esposa apareceu levando José Venâncio para o além, Santinha não deu mais as caras na novela.

Porém, de acordo com Duda Santos, Maria Santa deve reaparecer em breve. A atriz contou que segue no elenco de Renascer até o final.

“Gravo até o último capítulo. Ela não pode sair, não”, comentou Duda durante a 1ª edição do Festival Negritudes Globo no Rio, que aconteceu na semana passada. “Muitas coisas vão acontecer. Aguardem”, completou.

Estão previstas novas aparições de Maria Santa para Teca (Livia Silva). Será revelado que a ex-menina de rua é neta de Marianinha (Gabriella Cristina), ou seja, ela é sobrinha-neta de Santinha. Além disso, Santinha tem uma participação importante no último capítulo da novela.

A volta de Santinha

Patrícia França em Renascer
Patrícia França em Renascer

Em 1993, Patrícia França alcançou sucesso semelhante ao que Duda Santos conquistou agora. A primeira intérprete de Santinha caiu nas graças do público, que reclamou bastante de sua morte logo no início da história.

De olho no sucesso da personagem, o autor Benedito Ruy Barbosa deu um jeito de continuar contando com Maria Santa. Ela voltou a aparecer na segunda fase como um espírito que conversava com José Inocêncio (Antonio Fagundes), algo que não estava previsto.

“Ela só apareceria nos quatro primeiros capítulos. O Benedito Ruy Barbosa diz que a volta dela é mais um causo que ele está contando, mas o público também queria muito. Essa volta marca uma terceira etapa da Santinha. Fiz ela menina, depois mulher e agora ela plena, que ama o marido independente da morte”, explicou a artista ao Jornal do Brasil, em 3 de julho de 1993.

Erro da versão original

No entanto, o sucesso de Patrícia França criou um problema entre a Globo e Benedito Ruy Barbosa. Isso porque a emissora quis aproveitar a popularidade da atriz e a escalou para viver Claudia, protagonista da novela Sonho Meu (1993). Por conta disso, ela precisou deixar o elenco de Renascer.

O autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho tentaram segurá-la, mas não conseguiram.

Com isso, o novelista precisou quebrar a cabeça para justificar o fim das aparições de Santinha, o que acabou prejudicando seu trabalho. Na época, inclusive, surgiram rumores de que Benedito enfrentava problemas de saúde.

“Eu estou ótimo. O problema é que me tiraram um elemento importante para a trama e tive que repensar a história toda. É difícil fazer novela desse jeito”, disparou o autor ao jornal O Globo, em 28 de julho de 1993.

“Isso estressa muito mais do que escrever a novela. Eu, que estava um pouco adiantado, agora faço meio capítulo por dia”, finalizou o veterano, irritado.

Mas, desta vez, esse erro será corrigido. Maria Santa deve ficar em Renascer até o fim. Depois, Duda Santos será liberada para as gravações de Tutti Frutti, novela que substituirá No Rancho Fundo na qual ela viverá a mocinha.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor