Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) voltou a ser feito de trouxa, desta vez por José Augusto (Renan Monteiro) e Teca (Livia Silva). Para desfazer a mentira de José Venâncio (Rodrigo Simas), que fez Buba (Gabriela Medeiros) usar uma barriga falsa e fingir uma gravidez, eles inventaram uma nova história.

Livia Silva, Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer
Livia Silva, Renan Monteiro e Gabriela Medeiros em Renascer

Teca conseguiu convencer José Inocêncio que teve uma noite com Venâncio e engravidou dele. Assim, o fazendeiro continua acreditando que será avô de um filho deixado pelo falecido.

Mas esta mentira será desfeita nos próximos capítulos da novela das nove. Para a revelação, o autor Bruno Luperi terá que alterar os rumos da obra original, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993, e promoverá o retorno de um personagem esquecido para esclarecer a situação.

Como Teca foi desmascarada na primeira versão de Renascer?

Em 1993, Augusto (Marco Ricca), Buba (Maria Luisa Mendonça) e Teca (Palomma Duarte) também se uniram na mesma mentira para enrolar José Inocêncio (Antonio Fagundes). Para que o fazendeiro continuasse acreditando que teria um neto de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira), eles inventaram que Teca esperava um filho dele.

Afeiçoado a Teca, José Inocêncio acreditou que a garota estava contando a verdade e a encheu de mimos e atenção. Tamanho carinho, inclusive, acabou despertando o ciúme de Mariana (Adriana Esteves), assim como tem acontecido na versão atual de Renascer.

José Inocêncio só descobriu a mentira quando o bebê de Teca nasceu. Isso porque a criança nasce negra e, portanto, não poderia ser filho de José Venâncio e Teca, que eram brancos na primeira versão.

O que vai acontecer com Teca em Renascer?

Livia Silva em Renascer
Livia Silva em Renascer

A nova versão de Renascer corrigiu um erro da trama original, que tinha poucos atores negros no elenco. Em 1993, não havia um debate tão grande sobre diversidade como acontece atualmente.

Mas, em 2024, seria inadmissível que uma novela que se passa na Bahia não tivesse uma quantidade maior de personagens negros. Por isso, vários personagens que eram brancos na trama original passaram a ser vividos por atores negros no remake. Entre eles, Maria Santa (Duda Santos) e Teca.

Ou seja, em 2024, o fato de o bebê de Teca nascer negro não causará estranheza, já que a jovem é negra e José Venâncio era filho de uma mulher negra. Diante disso, o autor Bruno Luperi terá que mudar esta passagem de Renascer.

Como José Inocêncio desvenda a farsa de Teca em Renascer?

Na primeira versão de Renascer, Du, o pai do filho de Teca, era apenas citado. Já no remake, o personagem apareceu em várias cenas nos primeiros capítulos da segunda fase da trama, interpretado por José Duboc. E ele deve voltar nos próximos capítulos, como o próprio ator adiantou numa entrevista ao GShow.

“Eu não sabia [que Du voltaria], me pegou de surpresa total, mesmo. Na minha cabeça, eu estava me baseando na outra versão. Pensei: ‘Ele já apareceu, já foi diferente da primeira versão’. Eu estava na cozinha fazendo comida e a Marcella Bergamo me ligou falando da novidade. Eu fiquei em choque. Mas em choque feliz. E pensando: o que será que aconteceu com o Du para ele ficar esse tempo todo fora? Será que foi preso e fugiu da cadeia? Se machucou? Junto com essas perguntas veio muita emoção”, comemorou.

“A questão do Du eu não sei. O Bruno (Luperi) está escrevendo. Por enquanto, está um mistério até para mim. Mas sei que ele volta e que ele vai atrás da Teca a qualquer custo. Acho que está meio óbvio que ele faria isso, estou na torcida por isso”, completou o ator.

Du foi preso após ser perseguido pela polícia em Renascer. Ao que tudo indica, o personagem deixará a cadeia nos próximos capítulos da trama e irá atrás de Teca na Bahia, junto com Neno (Gabriel Lima da Silva) e Pitoco (Juan Queiroz).

Assim, deve ser o próprio Du quem revelará a verdade a José Inocêncio, se apresentando como o pai do filho de Teca. Com isso, uma nova reviravolta deve acontecer na novela da Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor