Na reta final, Elas por Elas deve entregar o desfecho esperado pelo público. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson devem seguir a cartilha do bom folhetim, punindo os vilões e reservando finais felizes aos casais apaixonados da trama.

Valentina Herszage e Castorine em Elas por Elas
Valentina Herszage e Castorine vivem as duas filhas de Lara em Elas por Elas

Os novelistas não pretendem decepcionar o público. Ou seja, será o contrário do que aconteceu na primeira versão, em 1982, na qual o autor Cassiano Gabus Mendes não deu ouvidos aos pedidos da audiência e deu um final que ninguém queria para Yeda (Castorine) e outros personagens.

Se os autores da nova versão seguissem o original à risca, Mário (Lázaro Ramos) e Lara (Deborah Secco) não ficariam juntos. Nem Ísis (Rayssa Bratillieri) e Giovanni (Filipe Bragança)…

O que aconteceu no final da primeira versão de Elas por Elas?

Em 1982, Márcia (Eva Wilma) – atual Lara – também era apaixonada por Mário Fofoca (Luis Gustavo). No entanto, o detetive só tinha olhos para Claudia (Christiane Torloni) – atual Érica (Monique Alfradique).

Ao longo da trama, Márcia fez de tudo para conquistar Mário, sem sucesso. No final, ela chega à conclusão de que o detetive é puro demais e desiste do romance de vez. Para o autor Cassiano Gabus Mendes, Mário Fofoca nunca sentiu nada pela dondoca.

“Fiz esse personagem com uma noção muito rígida de classes sociais. Para ele, Márcia é uma dama, uma lady intocável”, explicou o autor ao jornal O Globo na época.

No entanto, o casal contava com a torcida de muita gente.

“Adoro a Márcia, e minha esperança é vê-la feliz ao lado de Mário Fofoca”, comentou a espectadora Isa Martins ao jornal O Globo, em 14 de novembro de 1982.

Quem ficou com quem no final de Elas por Elas?

Cristina Pereira, Reginaldo Faria e Maitê Proença em Elas por Elas
Cristina Pereira, Reginaldo Faria e Maitê Proença em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Outro casal que caiu nas graças do público era formado por Renê (Reginaldo Faria) – atual Edu (Luis Navarro) – e Ieda (Cristina Pereira) – atual Yeda (Castorine). O malandro se aproximou da herdeira de Márcia de olho na herança da moça, que era chamada de “feia” por todo mundo – inclusive pela mãe.

Na época, havia a dúvida sobre se Renê havia se apaixonado verdadeiramente ou não. Mas, para boa parte dos espectadores, os sentimentos do malandro eram reais.

“Acredito que os casais devem ser formados por amor: Mário com Márcia e Renê com Ieda. Na minha opinião, este é o final mais feliz para a novela”, opinou a espectadora Regina Célia da Silva, também ao O Globo.

Mas Regina deve ter se decepcionado, já que nem Márcia ficou com Mário e nem Renê ficou com Ieda. No final de Elas por Elas, ele admitiu a Ieda que estava com ela por interesse e põe um ponto final no relacionamento. No final da novela, Renê termina nos braços de Carmen (Maria Helena Dias) – atual Renée (Maria Clara Spinelli).

Ísis e Giovanni ficaram juntos na primeira versão de Elas por Elas?

Na atual versão de Elas por Elas, Ísis e Giovanni formam o principal casal jovem. Para o público que acompanha a novela, é impensável vê-los separados. Porém, na primeira versão, o final deles não foi muito convencional.

Em 1982, os personagens se chamavam Gil (Lauro Corona) e Mirian (Tássia Camargo). Os pombinhos passaram a novela toda entre idas e vindas. Mas, no final, tiveram um desfecho, digamos, “aberto”.

No último capítulo, Gil e Mirian decidiram viajar juntos, mas sem compromisso. Já na nova versão, Giovanni e Ísis devem ter um final mais tradicional, com direito a casamento e um filho.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor