André Santana

Bianca Bin vive Agatha nos flashbacks que mostram a origem de Caio (Cauã Reymond) em Terra e Paixão. Mas, desde que a novela de Walcyr Carrasco revelou que a mãe do protagonista não estava morta como se acreditava, o público passou a especular nas redes sobre o nome de uma atriz que pudesse vivê-la na maturidade.

Terra e Paixão - Cauã Reymond
Cauã Reymond com Caio em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

De cara, Elizabeth Savala surgiu como a favorita da audiência, tanto por conta de sua semelhança com Bianca Bin, mas, sobretudo, por oportunizar uma nova parceria da atriz com Carrasco, que já rendeu grandes personagens. No entanto, a Globo ignorou os anseios da audiência e escalou Eliane Giardini para o papel.

[anuncio_1]

Reforço no elenco

Órfãos da Terra - Eliane Giardini
Eliane Giardini como Rania em Órfãos da Terra (Paulo Belote / Globo)

De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo bateu o martelo e escalou Eliane Giardini para viver Agatha em Terra e Paixão. A personagem, defendida por Bianca Bin nos flashbacks da trama, deve reaparecer em breve em Nova Primavera, mais viva do que nunca.

Veterana e dona de uma galeria de personagens marcantes, Eliane Giardini repete a parceria com Walcyr Carrasco, que teve início quando a atriz encarnou Ordália em Amor à Vida (2013). A personagem chegou às mãos da atriz por acaso, já que Cassia Kis foi a primeira a ser escalada para o papel, mas acabou desistindo.

Depois disso, Eliane voltou a trabalhar com Walcyr Carrasco em Êta Mundo Bom! (2016) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Na primeira, ela era Anastácia, mãe do protagonista Candinho (Sergio Guizé); na segunda, viveu a perua Nádia, uma mulher racista que rejeitava o relacionamento do filho Bruno (Caio Paduan) com Raquel (Erika Januza), uma juíza negra.

Público contrariado

Quanto Mais Vida, Melhor - Elizabeth Savala
Elizabeth Savala como Nedda em Quanto Mais Vida, Melhor (João Miguel Júnior / Globo)

Eliane Giardini é uma das principais atrizes da TV brasileira, aclamada por público e crítica. Sem dúvidas, sua entrada em Terra e Paixão será um reforço e tanto para a trama das nove da Globo, que vem ensaiando uma recuperação na audiência após as recentes reviravoltas.

No entanto, nas redes sociais, o público esperava que Elizabeth Savala entrasse em cena para viver Agatha. A própria atriz deu a entender que toparia vivê-la, caso fosse convidada. Um internauta chamado Mário Santos postou, em seu Twitter, um print com uma mensagem enviada por ele para a atriz no Instagram.

“Elizabeth, nós, fãs da novela Terra e Paixão, adoraríamos ver você no papel de Agatha”, disse ele.

“Essa decisão não cabe a mim, mas muito obrigada”, respondeu a atriz.

Vale lembrar que Elizabeth Savala não é mais contratada exclusiva da Globo. O acordo da atriz com a emissora venceu durante Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) e não foi renovado. Já Eliane Giardini ainda é atriz contratada da casa, o que deve ter pesado na escalação.

Leia também: Ídolo do Corinthians se arrependeu de participar de reality: “Barraco”

[anuncio_3]

Parceiros antigos

Amor à Vida - Elizabeth Savala e Tatá Werneck
Tatá Werneck (Valdirene) e Elizabeth Savala (Márcia) em Amor à Vida (Divulgação / Globo)

A torcida do público por Elizabeth Savala tem a ver com o fato de a atriz ser uma das parceiras mais antigas de Walcyr Carrasco. A veterana esteve em praticamente todas as obras do autor desde A Padroeira (2001), trama que marcou sua volta às novelas após um hiato de cinco anos.

Após este primeiro trabalho, o autor e a atriz se reencontraram no Sítio do Picapau Amarelo (2002) e nas novelas Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2009), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).

Savalla ficou marcada por viver megeras exageradas e divertidas em tramas do autor, como a Jezebel de ‘Chocolate’ ou Rebeca de ‘Pecados’. Mas ela também viveu mulheres “do bem”, como Agnes de ‘Alma’ e Socorro de ‘Caras’. No entanto, não será dessa vez que a veterana reencontrará Walcyr Carrasco.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor