Globo contraria público ao escalar atriz para entrar em Terra e Paixão
17/07/2023 às 10h15

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bianca Bin vive Agatha nos flashbacks que mostram a origem de Caio (Cauã Reymond) em Terra e Paixão. Mas, desde que a novela de Walcyr Carrasco revelou que a mãe do protagonista não estava morta como se acreditava, o público passou a especular nas redes sobre o nome de uma atriz que pudesse vivê-la na maturidade.

Cauã Reymond com Caio em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)
De cara, Elizabeth Savala surgiu como a favorita da audiência, tanto por conta de sua semelhança com Bianca Bin, mas, sobretudo, por oportunizar uma nova parceria da atriz com Carrasco, que já rendeu grandes personagens. No entanto, a Globo ignorou os anseios da audiência e escalou Eliane Giardini para o papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reforço no elenco

Eliane Giardini como Rania em Órfãos da Terra (Paulo Belote / Globo)
De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo bateu o martelo e escalou Eliane Giardini para viver Agatha em Terra e Paixão. A personagem, defendida por Bianca Bin nos flashbacks da trama, deve reaparecer em breve em Nova Primavera, mais viva do que nunca.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Veterana e dona de uma galeria de personagens marcantes, Eliane Giardini repete a parceria com Walcyr Carrasco, que teve início quando a atriz encarnou Ordália em Amor à Vida (2013). A personagem chegou às mãos da atriz por acaso, já que Cassia Kis foi a primeira a ser escalada para o papel, mas acabou desistindo.
Depois disso, Eliane voltou a trabalhar com Walcyr Carrasco em Êta Mundo Bom! (2016) e O Outro Lado do Paraíso (2017). Na primeira, ela era Anastácia, mãe do protagonista Candinho (Sergio Guizé); na segunda, viveu a perua Nádia, uma mulher racista que rejeitava o relacionamento do filho Bruno (Caio Paduan) com Raquel (Erika Januza), uma juíza negra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Público contrariado

Elizabeth Savala como Nedda em Quanto Mais Vida, Melhor (João Miguel Júnior / Globo)
Eliane Giardini é uma das principais atrizes da TV brasileira, aclamada por público e crítica. Sem dúvidas, sua entrada em Terra e Paixão será um reforço e tanto para a trama das nove da Globo, que vem ensaiando uma recuperação na audiência após as recentes reviravoltas.
No entanto, nas redes sociais, o público esperava que Elizabeth Savala entrasse em cena para viver Agatha. A própria atriz deu a entender que toparia vivê-la, caso fosse convidada. Um internauta chamado Mário Santos postou, em seu Twitter, um print com uma mensagem enviada por ele para a atriz no Instagram.
“Elizabeth, nós, fãs da novela Terra e Paixão, adoraríamos ver você no papel de Agatha”, disse ele.
“Essa decisão não cabe a mim, mas muito obrigada”, respondeu a atriz.
Vale lembrar que Elizabeth Savala não é mais contratada exclusiva da Globo. O acordo da atriz com a emissora venceu durante Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) e não foi renovado. Já Eliane Giardini ainda é atriz contratada da casa, o que deve ter pesado na escalação.
Leia também: Ídolo do Corinthians se arrependeu de participar de reality: “Barraco”
Parceiros antigos

Tatá Werneck (Valdirene) e Elizabeth Savala (Márcia) em Amor à Vida (Divulgação / Globo)
A torcida do público por Elizabeth Savala tem a ver com o fato de a atriz ser uma das parceiras mais antigas de Walcyr Carrasco. A veterana esteve em praticamente todas as obras do autor desde A Padroeira (2001), trama que marcou sua volta às novelas após um hiato de cinco anos.
Após este primeiro trabalho, o autor e a atriz se reencontraram no Sítio do Picapau Amarelo (2002) e nas novelas Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2009), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).
Savalla ficou marcada por viver megeras exageradas e divertidas em tramas do autor, como a Jezebel de ‘Chocolate’ ou Rebeca de ‘Pecados’. Mas ela também viveu mulheres “do bem”, como Agnes de ‘Alma’ e Socorro de ‘Caras’. No entanto, não será dessa vez que a veterana reencontrará Walcyr Carrasco.