A Globo confirmou o retorno de uma das mais polêmicas temporadas de Malhação. Trata-se de Malhação 1998, a primeira temporada da novelinha jovem que foi além dos muros da academia que dava nome à trama. No entanto, a tentativa de renovação não deu muito certo e a trama ficou marcada mesmo por conta de uma grande polêmica.

Rodrigo Faro e Cássia Linhares em Malhação 1998
Rodrigo Faro e Cássia Linhares em Malhação 1998 (divulgação/Globo)

Exibida entre 30 de março e 02 de outubro de 1998, com um total de 110 capítulos, essa temporada da novela adolescente foi protagonizada por Rodrigo Faro (Bruno) e Cássia Linhares (Alice).

A trama mostra a história de Bruno, um rapaz que trabalha como cinegrafista em uma produtora de vídeo e é irmão mais velho do famoso campeão Guga (Dartagnan Júnior). Já Alice é a ex-namorada de Guga e retorna ao Brasil após a morte do piloto para recomeçar sua vida. Ela será disponibilizada no Globoplay a partir desta segunda-feira (18), por meio do Projeto Resgate.

[anuncio_1]

Temporada polêmica

Malhação 1998-1999 - Alexandre Barillari, Bruno Gradim, Dani Valente, Jonas Torres, Juliana Baroni e Luiza Mariani
Elenco de Malhação 1998 (Arley Alves / Globo)

Essa temporada de Malhação, no entanto, foi alvo de polêmica em sua reprise mais recente no Viva, neste ano. Em maio, o canal pago da Globo avisou os telespectadores que a cortaria determinadas cenas.

O motivo é que a novela apresenta sequências em que alguns personagens fazem blackface, prática em que brancos se pintam de preto para representar pessoas negras. Como o ato é considerado racista, a emissora resolveu excluir as cenas.

“As obras do canal Viva reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para compreensão da narrativa”, comunicou o Viva, em nota.

 

[anuncio_2]

Diretor da Globo se pronunciou

Erick Bretas
Erick Bretas, diretor de Produtos e Serviços Digitais e dos Canais Pagos da Globo (Divulgação / Globo)

A decisão gerou algumas reclamações nas redes sociais, já que o Viva é conhecido por reprisar todas as obras na íntegra, sem nenhuma alteração. Diante da insatisfação, Erick Brêtas, diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, justificou a decisão.

“Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios. Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do Viva e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea. Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de blackface por vários capítulos”, explicou Brêtas.

“Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023. A trama principal pode ser compreendida com a continuação da história. Espero que vocês continuem com a gente”, completou o diretor da Globo.

[anuncio_3]

Quando Malhação 1998 entra no Globoplay?

Rodrigo Faro e Daniele Valente em Malhação 1998
Rodrigo Faro e Daniele Valente em Malhação 1998 (divulgação/Globo)

Desde então, o público passou a aguardar a entrada de Malhação 1998 no Globoplay. A volta foi anunciada para este mês de dezembro, mas acabou se tornando dúvida, já que o jornal O Globo havia informado que o retorno da trama havia sido adiado para janeiro de 2024.

No entanto, o diretor Erick Brêtas, em seu perfil no X (antigo Twitter) desmentiu a informação. Ele afirmou que não houve qualquer mudança de planos e assegurou a estreia para esta segunda-feira (18).

O executivo, inclusive, garantiu que a temporada será resgatada na íntegra. Ou seja, as cenas que foram suprimidas na exibição no canal Viva estarão disponíveis no Globoplay.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.