Globo começará a intervir em afiliada na Bahia em agosto; demissões estão previstas
12/07/2017 às 11h00
Depois de receber uma comitiva da Globo no último mês de junho, a TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, começará a receber “dicas” e intervenções da cabeça de rede a partir do mês de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é fortalecer os telejornais da emissora, principalmente, porque andam em má fase. O único que não é ameaçado pela RecordTV Itapoan no Ibope, atualmente, é o BATV, exibido em horário nobre entre as novelas da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, dicas na linha editorial serão feitas e até mesmo sugestões de nomes para reportagem e apresentação serão apresentadas pela rede, baseando-se na visita e informações que a comitiva colheu.
Ou seja, certamente demissões ocorrerão, incluindo até mesmo gente conhecida do vídeo. A Globo quer acabar com uma possível acomodação de alguns nomes e trocar quem for necessário para mexer nos números.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
A má fase local da TV Bahia tem prejudicado programas da rede. Atrações como Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Mais Você, Sessão da Tarde, Vídeo Show e até mesmo o Encontro com Fátima Bernardes estão sendo claramente ameaçadas nos números.
A comitiva da Globo que visitou a sede da TV Bahia em Salvador foi composta por Amauri Soares, diretor de programação, Sérgio Valente, da Central Globo de Comunicação, e Rossana Fontenele, diretora de Recursos Humanos do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles se reuniram com diretores, dentre eles Roberto Appel, responsável pelo jornalismo da TV Bahia, além de conversarem com o alto comando executivo do canal, controlado pela família Magalhães.
Em maio, o TV História já havia informado que a Globo iria ajudar a afiliada de Salvador, mas uma visita de Amauri Soares, diretor de programação da emissora, realmente não estava sendo esperada.
Há pelo menos dez meses, o Balanço Geral BA, apresentado por José Eduardo na RecordTV Itapoan, tem ganhado da Globo na cidade na faixa entre 12h e 15h. No entanto, até o início do ano, Bocão – como é conhecido o apresentador – não vencia o Bahia Meio Dia, telejornal da hora do almoço da TV Bahia.
Mas, de fevereiro para cá, José Eduardo começou a ameaçar e vencer o Bahia Meio Dia, e até com facilidade em vários dias. Assim que entra no ar, Bocão sobe a audiência da RecordTV Itapoan de cinco para 15 pontos em dez minutos.
Depois que termina o telejornal local, Bocão reina na liderança, vencendo o Globo Esporte BA, Jornal Hoje e o Vídeo Show com extrema facilidade, chegando a ter mais de 12 pontos de diferença.
Outro horário incômodo é o da faixa da manhã, entre 7h30 e 9h, onde é apresentado o Bahia no Ar, ancorado por Jéssica Senra. Nesta faixa, a RecordTV Itapoan é líder desde janeiro do ano passado e conseguiu índices históricos no horário, ultrapassando a casa dos 20 pontos.
Além disso, a TV Bahia tem perdido profissionais. Recentemente, a RecordTV Itapoan tirou Patrícia Abreu, apresentadora do Globo Esporte BA, que estava na casa há 13 anos. Ela irá apresentar o novo BA Record, em horário nobre, às 19h05.