A Globo já havia batido o martelo e definido as substitutas de Elas por Elas e Família é Tudo. A trama das seis seria substituída por O País de Alice, de Lícia Manzo, enquanto o folhetim das sete seria sucedido por Conta Comigo, de Mauro Wilson.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas novelas, inclusive, já estavam com texto e produção encaminhados quando o canal surpreendeu com a decisão de cancelá-las. No lugar, a direção da Globo escalou No Rancho Fundo, de Mário Teixeira, e Mão Dupla, de Claudia Souto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cancelamento surpreendente
Ainda antes de Elas por Elas entrar no ar, a Globo já havia dado o sinal verde para a produção de O País de Alice. A trama marcaria a volta de Lícia Manzo à faixa das seis, na qual emplacou os sucessos A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015), e após uma malsucedida passagem pela faixa das 21h com Um Lugar ao Sol (2021).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A nova novela giraria em torno de uma musicista nascida no Brasil, mas criada na Itália. Com vontade de se reconectar com suas origens, a protagonista volta ao Brasil, como num processo de descoberta de suas verdadeiras raízes.
Lícia Manzo estava com o texto de O País de Alice bem encaminhado e a diretora artística Natália Grimberg já trabalhava na escalação de elenco. Porém, a Globo surpreendeu ao anunciar o cancelamento da trama. Na época, o comentário era que a emissora havia considerado a história muito elitista e buscava algo mais popular para o horário.
Dramalhão vetado
Em evento voltado ao mercado publicitário realizado no ano passado, a Globo anunciou que Conta Comigo, de Mauro Wilson, substituiria Família é Tudo na faixa das sete no segundo semestre de 2024. Seria a volta do autor de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021) ao horário.
Conta Comigo era um dramalhão centrado em Íris, uma jovem que foge para a comunidade do Vidigal por conta dos maus tratos do marido, o político corrupto Túlio Alcaraz. Mas o vilão segue perseguindo a ex-esposa, tomando a guarda das crianças. Ao mesmo tempo, Íris começa a se destacar como costureira.
Mas, após confirmar Conta Comigo, a Globo acabou voltando atrás na decisão. Inicialmente, a trama teria sido adiada, já que sua trama envolvia política e 2024 é ano eleitoral. Porém, pouco tempo depois, o canal decidiu cancelar a novela de vez e solicitou uma nova sinopse ao autor.
O que vem por aí
Na faixa das seis, ao cancelar O País de Alice, a Globo encomendou a Mário Teixeira uma nova novela nos mesmos moldes de Mar do Sertão (2022). A comédia romântica registrou boa audiência há dois anos e a direção da Globo ficou satisfeita com a repercussão da obra.
Com isso, surgiu No Rancho Fundo, que vai manter o mesmo estilo de Mar do Sertão. Mais do que isso: a próxima novela das seis vai resgatar vários personagens da trama anterior, como Deodora (Débora Bloch) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues).
Já na faixa das sete, a Globo optou por adiantar a novela de Claudia Souto, que, a princípio, substituiria Conta Comigo. A nova novela da autora de Cara e Coragem (2022) tem o título provisório de Mão Dupla e conta a história de Madalena (Jéssica Ellen), filha de um motorista de ônibus.