A movimentação nos bastidores da Globo tem sido intensa com as constantes mudanças na fila das novelas das 21h. Recentemente, o canal cancelou uma trama que vinha sendo preparada há tempos e escalou o remake de Vale Tudo (1988) para o horário nobre.

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo

Mas as constantes mudanças não serviram para dar à principal faixa de novelas da Globo uma frente tranquila. Tanto que a emissora ainda não sabe o que vai entrar no ar no segundo semestre do ano que vem.

Que novela substitui Renascer na Globo?

Por enquanto, o que está definido é que Renascer fica no ar até setembro deste ano. Depois, entra no ar Mania de Você, escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Carlos Araújo, a mesma dupla do sucesso Todas as Flores (2022).

A trama já está com sua pré-produção avançada e em fase de escalação de elenco. De acordo com o jornal O Globo, a atriz e cantora Gabz está confirmada como uma das protagonistas, enquanto Chay Suede deve viver o mocinho do folhetim.

Mania de Você gira em torno de Viola e Luana, duas chefs de cozinha rivais que precisam se unir para derrotar um inimigo em comum. Taís Araújo era o nome preferido de João Emanuel Carneiro para viver Viola, mas a atriz também é desejada pela equipe da trama seguinte. Outros nomes ventilados são Paolla Oliveira, Letícia Colin, Fábio Assunção e Gabriel Leone.

Novela cancelada

Ricardo Linhares
Ricardo Linhares (Renato Rocha Miranda / Globo)

Anteriormente, a trama cotada para substituir Mania de Você era O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. A trama, aliás, foi aprovada em 2021 para substituir Travessia (2022), mas foi sendo constantemente adiada até ser engavetada definitivamente.

De acordo com Ricardo Linhares, a emissora optou por arquivar o projeto em razão de seu alto custo de produção. Isso porque a história giraria em torno de um famoso jogador de futebol e previa muitas viagens internacionais.

Com o arquivamento de O Grande Golpe, o remake de Vale Tudo (1988) entrou no páreo. A Globo ainda não confirma, mas deve ser a nova versão do clássico, agora assinado por Manuela Dias, que entrará na sequência. A produção deve estrear no primeiro trimestre de 2025.

Incógnita

Beatriz Segall e Gloria Pires - Vale Tudo
Beatriz Segall e Gloria Pires em Vale Tudo (Divulgação / Globo)

Considerada uma das melhores novelas de todos os tempos, Vale Tudo foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. De acordo com o portal F5, da Folha de S. Paulo, a atualização realizada por Manuela Dias tem sido elogiada pela Globo. A nova versão deverá ser dirigida por Paulo Silvestrini.

Rumores indicam que Taís Araújo é a favorita para viver Raquel, heroína vivida por Regina Duarte na trama original. Nomes como Bella Campos, Cauã Reymond e Débora Bloch também aparecem como possibilidades no elenco. Eles seriam Maria de Fátima, César e Odete Roitman, respectivamente.

Vale Tudo deve ficar no ar até o segundo semestre de 2025. Depois disso, não se sabe o que virá. A Globo enfrenta uma grande falta de autores para o seu horário nobre e tem tido dificuldades em repor as peças.

Gloria Perez, que assinou Travessia em 2022, poderia ser a próxima da fila. No entanto, não há qualquer informação de que a dramaturga esteja trabalhando num novo folhetim. Diante disso, Walcyr Carrasco e Thelma Guedes podem ser reconvocados para o horário. Na verdade, o futuro do horário das nove da Globo após Vale Tudo é uma grande incógnita.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor