Globo bate o martelo e se prepara para trocar todas as novelas

Emissora já tem engatilhadas as estreias em todas as faixas de janeiro até o quarto mês do ano

Whatsapp

Atualmente, entre altos e baixos, a Globo mostra diariamente Mulheres de Areia, Paraíso Tropical, Elas por Elas, Fuzuê e Terra e Paixão (foto abaixo). Mas isso deve mudar até abril, quando a emissora terminará de trocar todas as suas atuais novelas.

Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Isso porque o canal já tem engatilhadas as estreias em todas as faixas de janeiro até o quarto mês do ano, caso a atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo seja encurtada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fila definida

Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer
Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer (Divulgação / Globo)

No dia 22 de janeiro, o remake de Renascer substitui Terra e Paixão na faixa das 21h. Já no dia 4 de março, será a vez de Família é Tudo suceder Fuzuê no horário das sete.

No mesmo mês, a Globo deve lançar uma nova reprise na faixa Edição Especial, substituindo Mulheres de Areia (1993). A substituta ainda não definida, mas tramas como A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005) são as favoritas para ocupar a vaga.

Leia mais

Por fim, em abril estreia No Rancho Fundo, substituta de Elas por Elas às 18h. A trama escrita por Mário Teixeira deve entrar no ar no dia 1º de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Paraíso Tropical será encurtada?

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

Paraíso Tropical (2007) retornou à programação da Globo no Vale a Pena Ver de Novo, mas não vem registrando bons índices de audiência. A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares derrubou os números do horário e já começou a ser acelerada na edição.

Caso a emissora mantenha o ritmo atual do folhetim, a novela deve sair do ar antes do previsto. Com isso, até abril de 2024, a Globo já deverá ter trocado todas as suas novelas, já que o período engloba estreias em todas as faixas da programação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesoura em ação

Desde que Paraíso Tropical passou a ser exibida sozinha no Vale a Pena Ver de Novo, em 4 de dezembro, a trama vem sendo mostrada em ritmo acelerado. A tesoura da edição já entrou em cena e vem transformando dois capítulos originais em um.

Até aqui, Paraíso Tropical registra média de 11,6 pontos no Kantar Ibope Media, número considerado baixíssimo para o horário. Com isso, é bem possível que esse ritmo acelerado se mantenha para que a novela saia do ar antes do previsto.

Inicialmente, a previsão era que a reprise tivesse cerca de 140 capítulos e fosse exibida até o início de junho. Mas, se continuar acelerada desse jeito, Paraíso Tropical pode sair do ar bem antes, já no início de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual novela vai substituir Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo?

Salve Jorge - Nanda Costa
Nanda Costa como Morena em Salve Jorge (Divulgação / Globo)

Se Paraíso Tropical for mesmo encurtada, a trama deve ser substituída por uma nova reprise a partir do dia 8 de abril. Assim, a Globo não deve perder tempo para definir a novela que a substituirá.

Com o horário nobre em baixa em razão dos fracassos de Elas por Elas e Fuzuê, a emissora deve selecionar um verdadeiro “arrasa-quarteirão” para o Vale a Pena Ver de Novo, já que a faixa de reprises é uma importante alavanca para a grade.

Salve Jorge (2012) era a principal cotada, mas é pouco provável que a Globo mantenha este planejamento, tendo em vista que a novela de Gloria Perez não registrou bons índices de audiência em sua exibição original. O canal, portanto, deve buscar uma reprise à prova de erros. Novelas de Walcyr Carrasco, como Amor à Vida (2013) e A Dona do Pedaço (2019) já surgem como possibilidades.

Whatsapp


Leia também