Atualmente, entre altos e baixos, a Globo mostra diariamente Mulheres de Areia, Paraíso Tropical, Elas por Elas, Fuzuê e Terra e Paixão (foto abaixo). Mas isso deve mudar até abril, quando a emissora terminará de trocar todas as suas atuais novelas.

Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Isso porque o canal já tem engatilhadas as estreias em todas as faixas de janeiro até o quarto mês do ano, caso a atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo seja encurtada.

[anuncio_1]

Fila definida

Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer
Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer (Divulgação / Globo)

No dia 22 de janeiro, o remake de Renascer substitui Terra e Paixão na faixa das 21h. Já no dia 4 de março, será a vez de Família é Tudo suceder Fuzuê no horário das sete.

No mesmo mês, a Globo deve lançar uma nova reprise na faixa Edição Especial, substituindo Mulheres de Areia (1993). A substituta ainda não definida, mas tramas como A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005) são as favoritas para ocupar a vaga.

Por fim, em abril estreia No Rancho Fundo, substituta de Elas por Elas às 18h. A trama escrita por Mário Teixeira deve entrar no ar no dia 1º de abril.

[anuncio_2]

Paraíso Tropical será encurtada?

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

Paraíso Tropical (2007) retornou à programação da Globo no Vale a Pena Ver de Novo, mas não vem registrando bons índices de audiência. A trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares derrubou os números do horário e já começou a ser acelerada na edição.

Caso a emissora mantenha o ritmo atual do folhetim, a novela deve sair do ar antes do previsto. Com isso, até abril de 2024, a Globo já deverá ter trocado todas as suas novelas, já que o período engloba estreias em todas as faixas da programação.

[anuncio_3]

Tesoura em ação

Desde que Paraíso Tropical passou a ser exibida sozinha no Vale a Pena Ver de Novo, em 4 de dezembro, a trama vem sendo mostrada em ritmo acelerado. A tesoura da edição já entrou em cena e vem transformando dois capítulos originais em um.

Até aqui, Paraíso Tropical registra média de 11,6 pontos no Kantar Ibope Media, número considerado baixíssimo para o horário. Com isso, é bem possível que esse ritmo acelerado se mantenha para que a novela saia do ar antes do previsto.

Inicialmente, a previsão era que a reprise tivesse cerca de 140 capítulos e fosse exibida até o início de junho. Mas, se continuar acelerada desse jeito, Paraíso Tropical pode sair do ar bem antes, já no início de abril.

Qual novela vai substituir Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo?

Salve Jorge - Nanda Costa
Nanda Costa como Morena em Salve Jorge (Divulgação / Globo)

Se Paraíso Tropical for mesmo encurtada, a trama deve ser substituída por uma nova reprise a partir do dia 8 de abril. Assim, a Globo não deve perder tempo para definir a novela que a substituirá.

Com o horário nobre em baixa em razão dos fracassos de Elas por Elas e Fuzuê, a emissora deve selecionar um verdadeiro “arrasa-quarteirão” para o Vale a Pena Ver de Novo, já que a faixa de reprises é uma importante alavanca para a grade.

Salve Jorge (2012) era a principal cotada, mas é pouco provável que a Globo mantenha este planejamento, tendo em vista que a novela de Gloria Perez não registrou bons índices de audiência em sua exibição original. O canal, portanto, deve buscar uma reprise à prova de erros. Novelas de Walcyr Carrasco, como Amor à Vida (2013) e A Dona do Pedaço (2019) já surgem como possibilidades.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor