Novela que ganhará uma nova versão na Globo em 2024, Renascer (1993) foi encurtada no passado. A trama teve sua primeira fase reduzida por ordem do então todo-poderoso da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Mas isso mudará no remake.

Renascer - Leonardo Vieira e Patrícia França
Patricia França e Leonardo Vieira em Renascer (Jorge Baumann / Globo)

No primeiro esboço de Renascer, o autor Benedito Ruy Barbosa planejou o folhetim com uma primeira fase de 30 capítulos. Somente depois desse período teria uma passagem de tempo e a mudança de elenco.

Porém, Boni, então vice-presidente de operações da Globo, vetou o projeto do novelista e decretou que a fase inicial seria bem mais curta.

[anuncio_1]

Globo quis evitar “efeito Pantanal”

Pantanal - Cristiana Oliveira
Cristiana Oliveira em Pantanal (Divulgação / Manchete)

Naquela época, Renascer foi pensada para ser a Pantanal (1990) da Globo, já que a emissora havia se negado a produzir a trama pantaneira anos antes e se arrependeu amargamente depois que a Manchete apostou na história.

Só que os executivos globais avaliaram que Pantanal tinha um defeito: uma primeira fase longa demais, com 27 capítulos, o que causou queda nos índices de audiência com a troca de elenco na época.

Boni, então, quis evitar um “efeito Pantanal” em Renascer, de acordo com a Folha de S.Paulo do dia 08 de março de 1993. Por conta disso, vetou a ideia de Benedito e negociou com o autor uma fase inicial mais curta, com 12 capítulos.

Mas não parou por aí e o início da saga de José Inocêncio (Antônio Fagundes) foi cortado ainda mais.

[anuncio_2]

Boni encurtou primeira fase de Renascer

Boni e Boninho
Boni ao lado de Boninho

Em fevereiro de 1993, apenas uma semana antes da estreia de Renascer, o jornal O Globo informou que Boni havia mandado encurtar a primeira fase da trama. Com isso, os 12 capítulos iniciais, gravados na Bahia, foram refeitos.

O então vice-presidente de operações da Globo não teria gostado do tom sépia que os diretores teriam usado nas imagens. Ao ver o resultado, ele avaliou que isso cansaria os telespectadores e poderia causar uma fuga de audiência.

“Ele achou que ia ficar um pouco cansativo para o público. Mas como as imagens estão lindas, elas vão voltar como flashback dos personagens”, contou o autor Benedito Ruy Barbosa ao O Globo de 28 de fevereiro de 1993.

Depois do encurtamento, a primeira fase de Renascer teve apenas cinco capítulos.

 

[anuncio_3]

Quando tempo vai durar a primeira fase do remake de Renascer?

Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer
Humberto Carrão e Duda Santos em Renascer (divulgação/Globo)

No entanto, isso mudará no remake de Renascer, que estreia em janeiro de 2024. Responsável pela adaptação, o autor Bruno Luperi apostará na quantidade que a fase inicial da história teria no passado.

Segundo informações do jornal O Globo, a primeira fase da nova versão da trama de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) terá 12 capítulos. Os atores, inclusive, já participaram das gravações na Bahia.

O remake de Renascer contará com um total de 197 capítulos e, com essa decisão, 185 serão na segunda fase.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.