Globo bate o martelo e define volta de novela proibida de ser reprisada

Escrito nas Estrelas - Nathalia Dill

Alex Carvalho / Globo

No ano passado, surgiu a notícia de que a direção da Globo teria vetado a temática espírita em suas novelas, tanto inéditas quanto reprises. O objetivo seria não afugentar o público evangélico, que deve se tornar a maioria da população brasileira em 10 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nathalia Dill em Escrito nas Estrelas (Alex Carvalho / Globo)

Por isso, tramas como Escrito nas Estrelas (2010) não devem voltar ao ar na Globo tão cedo. Mas, se a novela espírita de Elizabeth Jhin não terá uma nova chance em canal aberto, ao menos a produção poderá ser revisitada no Globoplay, por meio do projeto Resgate.

Sucesso das 18 horas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Exibida entre 12 de abril e 24 de setembro de 2010, Escrito nas Estrelas foi um dos principais sucessos da Globo na faixa das 18h no final dos anos 2000. A trama firmou o nome de Elizabeth Jhin como autora de histórias espíritas, tema que ela retomaria em todos os seus trabalhos posteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A novela gira em torno de Ricardo Aguillar (Humberto Martins), um médico especialista em reprodução que vive a dor de perder Daniel (Jayme Matarazzo), seu único filho. Sabendo que o jovem deixou sêmen congelado, ele decide ter um neto e, para isso, passa a buscar a mulher ideal para gerar a criança.

A escolhida é Viviane (Nathalia Dill), com quem Daniel teve um rápido, porém profundo encontro pouco antes de falecer. No entanto, a jovem é vítima das chantagens de Gilmar (Alexandre Nero), que quer dar um golpe em Ricardo, e precisa enfrentar Beatriz (Débora Falabella), uma ex-noiva de Daniel que faz de tudo para ser a mãe do filho dele e garantir uma boa grana.

Aos poucos, Viviane e Ricardo começam a se aproximar, para desespero da alma de Daniel, que não consegue se desprender da vida terrena. A novela, então, mostra que a rivalidade entre Ricardo e Daniel vem de vidas passadas.

[anuncio_2]

Exibição vetada

Amauri Soares (Divulgação)

Escrito nas Estrelas se tornou uma novela muito querida pelo público. Tanto que não faltou torcida para que ela ganhasse uma nova chance no Vale a Pena Ver de Novo, mas, curiosamente, isso nunca aconteceu.

A reprise ficou ainda menos viável quando, no ano passado, surgiu a notícia de que a Globo havia vetado tramas de temática espírita. De acordo com o portal Notícias da TV, o diretor Amauri Soares teria proibido novelas sobre o tema, entendendo que o público evangélico será maioria no Brasil dentro de alguns anos. O executivo, portanto, temeria que novelas espiritas afugentassem esse público.

A Globo negou que tenha baixado tal ordem, mas é fato que, desde então, não há mais novelas espíritas no ar, nem nas faixas de novelas inéditas e nem nas reprises. Recentemente, A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005) foram cotadas para a faixa Edição Especial, mas perderam a vaga para Cheias de Charme (2012).

Nova chance

Alexandre Nero em Escrito nas Estrelas

Porém, a tal regra só existiria para a TV aberta. Tanto que a primeira e única reprise de Escrito nas Estrelas aconteceu na TV paga. A novela foi exibida pelo canal Viva no ano passado, e o repeteco chegou ao fim na última semana de 2023.

Assim, como já é tradição, novela reprisada no Viva ganha um espaço no Projeto Resgate do Globoplay poucas semanas após seu término. Com isso, a volta de Escrito nas Estrelas já tem data para acontecer.

A trama de Elizabeth Jhin volta em 26 de fevereiro na plataforma de streaming da Globo. Neste dia, todos os seus 143 capítulos estarão disponíveis na íntegra no Globoplay.

Sair da versão mobile