Globo bate o martelo e define volta de novela proibida de ser reprisada
05/02/2024 às 9h47
No ano passado, surgiu a notícia de que a direção da Globo teria vetado a temática espírita em suas novelas, tanto inéditas quanto reprises. O objetivo seria não afugentar o público evangélico, que deve se tornar a maioria da população brasileira em 10 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, tramas como Escrito nas Estrelas (2010) não devem voltar ao ar na Globo tão cedo. Mas, se a novela espírita de Elizabeth Jhin não terá uma nova chance em canal aberto, ao menos a produção poderá ser revisitada no Globoplay, por meio do projeto Resgate.
Sucesso das 18 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exibida entre 12 de abril e 24 de setembro de 2010, Escrito nas Estrelas foi um dos principais sucessos da Globo na faixa das 18h no final dos anos 2000. A trama firmou o nome de Elizabeth Jhin como autora de histórias espíritas, tema que ela retomaria em todos os seus trabalhos posteriores.
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
A novela gira em torno de Ricardo Aguillar (Humberto Martins), um médico especialista em reprodução que vive a dor de perder Daniel (Jayme Matarazzo), seu único filho. Sabendo que o jovem deixou sêmen congelado, ele decide ter um neto e, para isso, passa a buscar a mulher ideal para gerar a criança.
A escolhida é Viviane (Nathalia Dill), com quem Daniel teve um rápido, porém profundo encontro pouco antes de falecer. No entanto, a jovem é vítima das chantagens de Gilmar (Alexandre Nero), que quer dar um golpe em Ricardo, e precisa enfrentar Beatriz (Débora Falabella), uma ex-noiva de Daniel que faz de tudo para ser a mãe do filho dele e garantir uma boa grana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos poucos, Viviane e Ricardo começam a se aproximar, para desespero da alma de Daniel, que não consegue se desprender da vida terrena. A novela, então, mostra que a rivalidade entre Ricardo e Daniel vem de vidas passadas.
[anuncio_2]
Exibição vetada
Escrito nas Estrelas se tornou uma novela muito querida pelo público. Tanto que não faltou torcida para que ela ganhasse uma nova chance no Vale a Pena Ver de Novo, mas, curiosamente, isso nunca aconteceu.
A reprise ficou ainda menos viável quando, no ano passado, surgiu a notícia de que a Globo havia vetado tramas de temática espírita. De acordo com o portal Notícias da TV, o diretor Amauri Soares teria proibido novelas sobre o tema, entendendo que o público evangélico será maioria no Brasil dentro de alguns anos. O executivo, portanto, temeria que novelas espiritas afugentassem esse público.
A Globo negou que tenha baixado tal ordem, mas é fato que, desde então, não há mais novelas espíritas no ar, nem nas faixas de novelas inéditas e nem nas reprises. Recentemente, A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005) foram cotadas para a faixa Edição Especial, mas perderam a vaga para Cheias de Charme (2012).
Nova chance
Porém, a tal regra só existiria para a TV aberta. Tanto que a primeira e única reprise de Escrito nas Estrelas aconteceu na TV paga. A novela foi exibida pelo canal Viva no ano passado, e o repeteco chegou ao fim na última semana de 2023.
Assim, como já é tradição, novela reprisada no Viva ganha um espaço no Projeto Resgate do Globoplay poucas semanas após seu término. Com isso, a volta de Escrito nas Estrelas já tem data para acontecer.
A trama de Elizabeth Jhin volta em 26 de fevereiro na plataforma de streaming da Globo. Neste dia, todos os seus 143 capítulos estarão disponíveis na íntegra no Globoplay.