Vítima de uma emboscada, José Venâncio (Rodrigo Simas) morre nos próximos capítulos de Renascer. Ele será assassinado a tiros e partirá nos braços de João Pedro (Juan Paiva), que estará com o irmão no momento da tragédia.

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

A sequência terá início quando o conflito de famílias acirrar ainda o folhetim escrito por Bruno Luperi. O clima entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Egídio (Vladimir Brichta) pegará fogo com os novos desdobramentos da trama.

No meio de toda essa confusão, Venâncio acabará sendo morto por engano na novela das nove da Globo, deixando toda a família arrasada e Buba (Gabriela Medeiros) viúva após perder o amado. A previsão é que a morte aconteça por volta do capítulo 55, ou seja, deve ir ao ar entre 25 e 30 de março.

Quando será a morte de José Venâncio em Renascer?

Rodrigo Simas e Juan Paiva em Renascer
Rodrigo Simas e Juan Paiva em Renascer

O publicitário irá para Ilhéus fazer uma visita à fazenda do pai e será recebido por João Pedro, que o aguardará no aeroporto. Os dois vão embarcar em uma caminhonete e irão conversando pelo caminho.

A certa altura na estrada, em um local completamente ermo, o carro em que os irmãos estarão será alvejado por vários tiros e José Venâncio será atingido por um dos disparos. João, que estará ao volante, perderá o controle do veículo, que sairá da estrada.

Depois que o carro sair da estrada descontrolado, João Pedro conseguirá parar o automóvel e ficará desesperado com a situação do irmão, que estará ferido e sangrando, e morrerá em seus braços.

A tragédia destroçará a família Inocêncio, que ficará muito abalada com a perda.

 

Quem matou José Venâncio em Renascer?

Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer
Buba (Gabriela Medeiros) e Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer (divulgação/Globo)

Abalado com a notícia, José Inocêncio estará certo de que o tiro era destinado a ele. O mandante do assassinato será Egídio que, após tentativas frustradas, armará uma nova emboscada para vingar a morte de seu pai, já que acredita que foi o fazendeiro quem assassinou Firmino (Enrique Diaz) no passado.

Além disso, o vilão também estará furioso após sua filha Sandra (Giullia Buscacio) engatar um romance com João Pedro e resolverá matar o rapaz para acabar com o problema.

Com isso, João será o alvo da tocaia, mas é José Venâncio quem acabará sendo morto por enganado, já que estará no mesmo carro que o irmão. As suspeitas obviamente logo vão recair sobre Egídio.

O motivo da morte

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer

Na trama de 1993, José Venâncio morreu após uma confusão entre Taumaturgo Ferreira, então intérprete do personagem, com a equipe da novela. Diante dos conflitos, o autor Benedito Ruy Barbosa decidiu eliminar o personagem. O próprio ator revelou há alguns anos que a direção da trama não aprovou sua interpretação, já que ele quis dar um ar sofisticado ao personagem e acabou sendo tachado de arrogante.

Apesar de Rodrigo Simas ter “corrigido” Venâncio no remake, a morte trágica do rapaz foi mantida. Responsável pela adaptação, Bruno Luperi explicou a decisão.

“Algumas coisas são imutáveis. Então, algumas decisões têm que ser aceitas, mas tentando dar um sentido maior, tentando compor um pouco melhor aquilo tudo. Na versão original, eu tinha 5 anos. Fiquei indignado com meu avô na morte do Venâncio: ‘Por que você matou ele?’. Hoje, com a experiência que tenho, eu entendo o que aconteceu. Tem uma história maior sendo contada”, disse o novelista em entrevista ao jornal O Globo.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.