A Globo decidiu fazer o remake de Elas por Elas, mas “esqueceu” de combinar com todos os envolvidos e arrumou uma dor de cabeça… A emissora precisou correr contra o tempo para conseguir resolver um problema envolvendo o título da trama de 1982, que será atualizada para substituir Amor Perfeito no horário das seis; Isabel Teixeira, a Maria Bruaca de Pantanal (2022), integra o elenco.

Falas Femininas - Isabel Teixeira
Isabel Teixeira como Laura em Falas Femininas (Manoella Mello / Globo)

Dona do título na década de 1980, quando a novela de Cassiano Gabus Mendes foi produzida, a Globo bobeou e perdeu os direitos de uso. Nesse tempo, outra empresa registrou o nome Elas por Elas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Ao que tudo indica, a direção de dramaturgia do canal não se atentou a essa questão quando resolveu produzir a nova versão do folhetim. Por conta disso, precisou correr contra o tempo para regularizar toda a situação.

[anuncio_1]

Proibida de usar o nome

Elas Por Elas - Aracy Balabanian
Aracy Balabanian como Helena na primeira versão de Elas por Elas (Nelson Di Rago / Globo)

Assim que deu o pontapé inicial na produção do remake, a Globo tentou registrar o título, mas o pedido foi indeferido por já pertencer a outra empresa. No entanto, em uma nova tentativa feita pela emissora no fim de maio, a solicitação da emissora passou a aparecer como “aguardando prazo de apresentação de oposição”.

A informação foi antecipada pelo colunista Flávio Ricco, do R7, e confirmada pelo TV História.

Em um despacho do último dia 20 de junho, o INPI informou que o exame formal do pedido foi concluído e que a solicitação está em fase de “publicação de pedido de registro para oposição”. Nos bastidores, inclusive, a Globo  já trabalhava com o nome de Elas por Elas, que aparecia até nos famosos carrinhos que circulam por seus estúdios no Rio de Janeiro.

Mudança

Lázaro Ramos
Lázaro Ramos (Reprodução / LinkedIn)

No início do ano, a emissora enfrentou o mesmo problema com a atual novela das nove. Originalmente, a trama de Walcyr Carrasco se chamaria Terra Vermelha, mas como o nome já estava registrado, a equipe optou por outro batismo, chegando a Terra e Paixão.

Ontem (22), a Globo oficializou Elas por Elas como título da próxima trama das seis. A emissora divulgou comunicado oficial, anunciando a escalação de Lázaro Ramos para Mário Fofoca, uma das figuras centrais do enredo.

[anuncio_3]

Releitura de Elas por Elas

Vai na Fé - Deborah Secco
Deborah Secco como Alexia, de Salve-se Quem Puder, em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

O folhetim de Cassiano Gabus Mendes terá adaptação de Thereza Falcão e Alessandro Marson. A história contará com mudanças bastante significativas.

Levada ao ar no horário das sete em sua exibição original, a novela foi deslocada para a faixa das seis. Ao contrário da primeira versão, que apostou em humor, a atualização focará nos romances. Já a ambientação, que era em São Paulo, passará para o Rio de Janeiro.

As sete protagonistas serão interpretadas por Isabel Teixeira, Deborah Secco, Monica Iozzi, Karine Teles, Thalita Carauta, Késia Estácio e Maria Clara Spinelli. Substituta de Amor Perfeito na faixa das 18h, Elas por Elas estreia no dia 25 de setembro.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.