A Globo não escondeu que apostava no sucesso de Terra e Paixão. Tanto que a emissora definiu que a novela de Walcyr Carrasco vai ultrapassar os 200 capítulos, o que a torna uma das mais longas tramas da faixa das nove dos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, tamanha confiança ainda não foi correspondida. O folhetim amarga baixos índices de audiência, o que obrigou o autor Walcyr Carrasco a se mexer. O novelista, então, vai promover uma reviravolta na trama, adiantando a morte de Daniel (Johnny Massaro) para fazer a audiência subir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Morte antecipada
A morte de Daniel já estava prevista na sinopse de Terra e Paixão. O protagonista interpretado por Johnny Massaro partiria desta para uma melhor logo após uma briga definitiva com o irmão Caio (Cauã Reymond). A tragédia estava prevista para acontecer após o capítulo 70, marcando uma reviravolta na história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No entanto, Massaro vai se despedir mais cedo do folhetim das nove. De acordo com o portal Notícias da TV, o autor Walcyr Carrasco vai antecipar a morte do personagem do ator, numa tentativa de elevar a audiência do horário.
Assim, a morte de Daniel deve ir ao ar em breve, entre o final de junho e início de julho. O filho preferido de Irene (Gloria Pires) ficará em coma logo depois de um acidente de carro, mas morrerá por volta do capítulo 50.
Ainda segundo o NTV, Johnny Massaro já começa a gravar as cenas de despedida de seu personagem. As sequências em que Daniel aparece intubado no hospital estavam previstas para serem gravadas já neste sábado (17).
Reviravolta
Daniel sai de cena mais cedo em Terra e Paixão na tentativa do autor Walcyr Carrasco de fazer a audiência subir. Até aqui, a trama tem registrado média de 24,4 pontos no Kantar Ibope Media, bem abaixo do que a Globo esperava.
O novelista, então, aposta suas fichas na reviravolta que será desencadeada após a morte de Daniel. O rapaz morrerá logo depois que Caio finalmente contar ao irmão o grande segredo de Irene: ela foi prostutita no bar de Cândida (Susana Vieira). Transtornado, ele sairá dirigindo sem rumo e acabará se acidentando.
Com a morte de Daniel, Graça vai tentar se casar com Caio para garantir a herança, sendo alçada a uma das principais vilãs da novela. Além disso, Irene vai querer vingar a morte do filho, tocando o terror na novela.
Estratégia que se repete
Apesar de ser conhecido por ter emplacado grandes sucessos, Walcyr Carrasco já teve suas derrapadas na carreira. No entanto, o autor sempre se mostrou habilidoso na condução de crises e, normalmente, consegue reverter potenciais fiascos.
O novelista fez isso em O Outro Lado do Paraíso (2017), que estreou derrubando a audiência do horário das nove da Globo. A trama chegou a ficar atrás da novela das sete da época, Pega Pega, e acendeu o sinal amarelo na emissora.
Para reverter a crise, Carrasco resolveu antecipar o início da vingança de Clara (Bianca Bin), reduzindo o tempo da primeira fase da trama. Com isso, a reviravolta que já estava prevista aconteceu mais cedo, fazendo a audiência subir. Ou seja, o autor vai repetir a mesma estratégia para tentar emplacar Terra e Paixão.