A Globo não escondeu que apostava no sucesso de Terra e Paixão. Tanto que a emissora definiu que a novela de Walcyr Carrasco vai ultrapassar os 200 capítulos, o que a torna uma das mais longas tramas da faixa das nove dos últimos anos.

Daniel (Johnny Massaro) e Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão
Daniel (Johnny Massaro) e Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

No entanto, tamanha confiança ainda não foi correspondida. O folhetim amarga baixos índices de audiência, o que obrigou o autor Walcyr Carrasco a se mexer. O novelista, então, vai promover uma reviravolta na trama, adiantando a morte de Daniel (Johnny Massaro) para fazer a audiência subir.

[anuncio_1]

Morte antecipada

Terra e Paixão - Johnny Massaro
Johnny Massaro como Daniel em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

A morte de Daniel já estava prevista na sinopse de Terra e Paixão. O protagonista interpretado por Johnny Massaro partiria desta para uma melhor logo após uma briga definitiva com o irmão Caio (Cauã Reymond). A tragédia estava prevista para acontecer após o capítulo 70, marcando uma reviravolta na história.

No entanto, Massaro vai se despedir mais cedo do folhetim das nove. De acordo com o portal Notícias da TV, o autor Walcyr Carrasco vai antecipar a morte do personagem do ator, numa tentativa de elevar a audiência do horário.

Assim, a morte de Daniel deve ir ao ar em breve, entre o final de junho e início de julho. O filho preferido de Irene (Gloria Pires) ficará em coma logo depois de um acidente de carro, mas morrerá por volta do capítulo 50.

Ainda segundo o NTV, Johnny Massaro já começa a gravar as cenas de despedida de seu personagem. As sequências em que Daniel aparece intubado no hospital estavam previstas para serem gravadas já neste sábado (17).

Reviravolta

Terra e Paixão - Agatha Moreira e Johnny Massaro
Daniel (Johnny Massaro) e Graça (Agatha Moreira) em Terra e Paixão (Fabio Rocha / Globo)

Daniel sai de cena mais cedo em Terra e Paixão na tentativa do autor Walcyr Carrasco de fazer a audiência subir. Até aqui, a trama tem registrado média de 24,4 pontos no Kantar Ibope Media, bem abaixo do que a Globo esperava.

O novelista, então, aposta suas fichas na reviravolta que será desencadeada após a morte de Daniel. O rapaz morrerá logo depois que Caio finalmente contar ao irmão o grande segredo de Irene: ela foi prostutita no bar de Cândida (Susana Vieira). Transtornado, ele sairá dirigindo sem rumo e acabará se acidentando.

Com a morte de Daniel, Graça vai tentar se casar com Caio para garantir a herança, sendo alçada a uma das principais vilãs da novela. Além disso, Irene vai querer vingar a morte do filho, tocando o terror na novela.

[anuncio_3]

Estratégia que se repete

Bianca Bin
Bianca Bin como Clara em O Outro Lado do Paraíso (Reprodução / Globo)

Apesar de ser conhecido por ter emplacado grandes sucessos, Walcyr Carrasco já teve suas derrapadas na carreira. No entanto, o autor sempre se mostrou habilidoso na condução de crises e, normalmente, consegue reverter potenciais fiascos.

O novelista fez isso em O Outro Lado do Paraíso (2017), que estreou derrubando a audiência do horário das nove da Globo. A trama chegou a ficar atrás da novela das sete da época, Pega Pega, e acendeu o sinal amarelo na emissora.

Para reverter a crise, Carrasco resolveu antecipar o início da vingança de Clara (Bianca Bin), reduzindo o tempo da primeira fase da trama. Com isso, a reviravolta que já estava prevista aconteceu mais cedo, fazendo a audiência subir. Ou seja, o autor vai repetir a mesma estratégia para tentar emplacar Terra e Paixão.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor