A grande mudança nos quadros da Globo, que vem renovando seu elenco de atores e apresentadores, está trazendo algumas surpresas ao público. Além de levar profissionais do jornalismo para o entretenimento, a emissora também aposta no carisma de seus atores para transformá-los em apresentadores de TV.

Hebe Camargo

A próxima artista do canal a se aventurar na área é Claudia Raia. A atriz, que é bastante querida pelo público, se tornará apresentadora do Grupo Globo em breve. A partir de agosto, ela poderá ser vista à frente do Decora, tradicional programa de decoração de ambientes do canal GNT.

A nova temporada da atração terá como proposta trazer decorações de ambientes baseadas em novelas. Os participantes terão algum ambiente de suas casas renovado, tendo como inspiração os clássicos folhetins globais.

Decora - Claudia Raia

Por isso, a arquiteta Stephanie Ribeiro, que está à frente do programa desde 2020, ganha a companhia de Claudia Raia. Assim, enquanto Stephanie se dedica aos projetos de decoração, a atriz comanda bate-papos com atores sobre os bastidores das novelas em questão.

Não fuja da raia

Globo de Ouro - Claudia Raia

O novo Decora marca uma nova fase na carreira de Claudia Raia na TV. No entanto, a ideia de transformá-la em apresentadora não é de hoje. A atriz foi um nome cotado para substituir Chacrinha nas tardes de sábado da Globo, no final dos anos 1980, e chegou a comandar o especial mensal Não Fuja da Raia, durante o ano de 1996.

Em 1988, com o fim do Cassino do Chacrinha, em razão do falecimento de seu apresentador, a direção da Globo encomendou o piloto de um novo programa com Claudia Raia. A ideia era que a atriz comandasse um formato que revelasse novos talentos infantojuvenis. O novo programa, batizado por Boni, se chamaria Não Fuja da Raia.

Apesar de Claudia ter gravado pilotos, a nova atração nunca saiu do papel. Por isso, a atriz pediu ao então diretor-geral da Globo a utilização do nome para um outro projeto, que começou no teatro e se tornou um especial de fim de ano em 1995.

Desta vez, o Não Fuja da Raia trazia a atriz vivendo diferentes personagens em esquetes. Antes, Raia passou pelo inesquecível Globo de Ouro.

Estrela da teledramaturgia

A Favorita

O especial funcionou bem e se tornou um programa mensal na Globo, exibido entre abril e outubro de 1996 na faixa Terça Nobre. Cada episódio trazia um tema diferente, explorado pelas personagens da atriz, que costurava os esquetes com comentários espirituosos diante de uma plateia.

Depois disso, ela voltou às novelas, emplacando vários personagens memoráveis, entre eles a Donatela, de A Favorita (2008), atualmente em reexibição no Vale a Pena Ver de Novo. A estreia no GNT, portanto, representa uma renovação na carreira da artista, que tem boas condições de ir muito bem nesta nova área.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor