Oficial: Globo anuncia volta de novela que fará 50 anos em 2024

Produção é uma das mais antigas da emissora e será resgatada provavelmente em abril

Whatsapp

Uma das novelas mais antigas da Globo poderá ser vista em 2024. A emissora confirmou oficialmente a volta de O Espigão (1974), que será resgatada após passar décadas nos arquivos do canal.

Susana Vieira em O Espigão
Susana Vieira em O Espigão (Divulgação)

O folhetim, que é um dos clássicos da década de 1970, conta com um total de 150 capítulos. No elenco, estão nomes como Betty Faria, Ary Fontoura, Susana Vieira, Cláudio Marzo, Débora Duarte, Milton Gonçalves, entre outros.

Escrita por Dias Gomes, a novela foi exibida na faixa das 22h entre 3 de abril e 1º de novembro de 1974. A trama era ambientada no Rio de Janeiro, com foco no bairro de Botafogo, localizado na zona sul da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama de O Espigão

Betty Faria e Ary Fontoura em O Espigão
Betty Faria e Ary Fontoura em O Espigão (Reprodução / Web)

A história gira em torno da construção de um prédio do empresário Lauro Fontana (Milton Moraes), que tem um projeto ambicioso de construir o maior hotel do Brasil, o Fontana Sky, com 50 andares. O edifício é o tal “espigão”, conforme gíria daquela época.

Leia mais

No entanto, para poder erguer o prédio, ele tem que convencer a família Camará a vender sua mansão em Botafogo. A residência pertence aos irmãos Urânia (Vanda Lacerda), Baltazar (Ary Fontoura), Tina (Susana Vieira) e Marcito (Carlos Eduardo Dolabella) – mas só este último tem interesse em fazer negócio.

Esse é o principal conflito da trama, que também fala sobre inseminação artificial. Lauro se casou com Cordélia (Suely Franco) – que sempre desejou ter um filho – para dar um golpe do baú. Ele, no entanto, é estéril e a mulher precisa recorrer à técnica de reprodução assistida para ter um herdeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A volta de O Espigão

 

O retorno da novela foi anunciado quando Erick Brêtas, que recentemente deixou o cargo de diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, respondeu ao questionamento de um internauta.

Havia a dúvida se o folhetim de Dias Gomes teria sobrevivido ao incêndio que atingiu a Globo em 1976 e destruiu boa parte de seu acervo, causando a perda de várias tramas. O executivo, então, confirmou que a obra estava preservada e que voltaria ao ar.

“Fui checar a sua questão e as notícias são boas. O Espigão tem um alto grau de preservação e poderá ser resgatada quase na íntegra (temos dúvidas sobre alguns poucos capítulos apenas). É a segunda novela mais antiga em condições de resgate acima dos 90%. Vem em 2024”, disse ele, na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando volta O Espigão?

Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão
Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em O Espigão

Posteriormente, a Globo confirmou oficialmente o retorno de O Espigão. O anúncio foi feito pelo próprio Brêtas durante a edição 2023 da CCXP, em São Paulo. O Globoplay também comunicou a novidade nas redes sociais.

Apesar da confirmação da Globo, ainda não foi anunciada uma data certa para a chegada de O Espigão no Globoplay. De acordo com o streaming global, isso acontecerá ainda em 2024.

A expectativa é de que a novela esteja disponível na plataforma em abril, quando a obra completará 50 anos de sua estreia.

Whatsapp


Leia também