Alma Gêmea (2005), um dos maiores sucessos da faixa das seis da Globo, foi a escolhida pela emissora para substituir Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo. A emissora anunciou a novidade em um evento para divulgar a programação de 2024.

Alma Gêmea - Eduardo Moscovis e Priscila Fantin
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (Divulgação / Globo)

Com a escolha, a emissora quebra duas regras de uma vez. Afinal, o canal tinha estabelecido que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de novelas das 20h e 21h. Além disso, a emissora teria vetado reprises de tramas de temática espírita, caso de Alma Gêmea.

Qual será a substituta de Paraíso Tropical?

Com a incrível média de 38,7 pontos de média no Kantar Ibope Media, Alma Gêmea foi um verdadeiro fenômeno do horário das seis da Globo em 2005. Foi um sucesso nunca mais alcançado pela emissora na faixa.

A trama conta a história de amor de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin). A jovem é a reencarnação de Luna (Liliana Castro), o grande amor de Rafael que morreu em uma tragédia. Após a morte, o botânico se fechou para a vida, situação que se modifica quando Serena entra em sua vida.

A chegada da descendente de indígenas gera a fúria da vilã Cristina (Flavia Alessandra), que sempre quis se casar com Rafael. Ela acaba se tornando governanta do ricaço, mas faz de tudo para laçá-lo de uma vez.

Alma Gêmea já havia sido apresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2010. Na ocasião, também registrou excelentes índices de audiência.

Alavanca

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

A escolha por Alma Gêmea para o Vale a Pena Ver de Novo mostra que a Globo pretende reagir para recuperar a audiência perdida no final da tarde. A reprise de Paraíso Tropical (2007) não funcionou e acabou contribuindo para a queda de audiência do horário nobre.

Sem uma alavanca poderosa, as novelas Elas por Elas e Fuzuê não tiveram força para reagir, o que causou uma crise na faixa das 18h e das 19h. Mas, com Alma Gêmea servindo como sala de espera, a próxima novela das seis terá melhores condições de emplacar.

No Rancho Fundo, de Mário Teixeira, entra no ar em 15 de abril. A Globo ainda não definiu a data de retorno de Alma Gêmea, mas deve ser entre abril e junho. Ou seja, a trama de Walcyr Carrasco vai beneficiar a próxima novela das seis e pode impulsionar toda a grade noturna da Globo.

Quebrando regras

Com a escolha do clássico de Walcyr Carrasco, a emissora quebra duas regras de uma vez. Afinal, desde a criação da faixa Edição Especial às 14h40, o canal estabeleceu uma espécie de diretriz para cada um dos slots de reprises de novelas, como forma de diferenciá-los.

Na faixa das 14h40, a ideia era exibir novelas das seis e das sete, ou seja, tramas mais românticas ou engraçadas. Já às 17h, o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de tramas das 20h e 21h. Essa regra se manteve inalterada desde 2021, mas será quebrada agora com a volta de Alma Gêmea.

Além disso, Amauri Soares, atual diretor dos Estúdios Globo, teria vetado novas novelas espíritas e até proibido reprises de tramas com a temática, temendo afastar o público evangélico. A Globo negou que tenha baixado tal orientação, mas é fato que o canal vinha evitando a temática nos últimos anos.

Porém, a busca pela audiência falou mais alto e as tais regras caíram por terra…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor