Próxima novela das nove da Globo, a nova versão de Renascer vem sendo escrita por Bruno Luperi, baseado na obra original de Benedito Ruy Barbosa, seu avô. Trata-se da mesma dinâmica adotada no remake de Pantanal (2022), que foi considerado um êxito.

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer (Reprodução / Globo)

Mas, para atualizar o texto de seu avô, o novo autor terá que driblar algumas dificuldades e empecilhos. Uma delas é lidar com quiprocós que aconteceram na primeira versão e que afetaram o andamento do folhetim, como a saída do ator Taumaturgo Ferreira, que foi expulso da trama. Seu personagem, Zé Venâncio, acabou deixando a história ainda no início da novela.

Será que vai acontecer a mesma coisa com o “novo” Zé Venâncio?

[anuncio_1]

Expulso

Renascer - Antonio Fagundes
Antonio Fagundes em Renascer (Divulgação / Globo)

A trama de Renascer gira em torno do fazendeiro José Inocêncio (Antonio Fagundes) e seus quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira). Este último é rejeitado pelo pai, já que a mãe dele, Maria Santa (Patrícia França), morreu após dar à luz.

Porém, Zé Venâncio morre logo no início da história. Em entrevista à Patrícia Kogut, do jornal O Globo, em dezembro de 2021, o ator Taumaturgo Ferreira relembrou o que aconteceu.

“Queriam que eu fizesse uma coisa mais rural, da Bahia. Eu tinha combinado com o diretor que meu personagem não teria sotaque nem falaria ‘oxente’ e ‘painho’. Porque ele era um cara que tinha estudado fora, mais sofisticado, namorava uma hermafrodita [nomenclatura dada na época para pessoas intersexo, caso de Buba, personagem de Maria Luísa Mendonça]… Eu não via sentido. Combinei com o diretor para não fazer”, explicou o ator.

“Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos). Aí me picharam, disseram que eu fazia um papel muito afetado e sofisticado para aquela família. Fui sentindo uma resistência. Me expulsaram no capítulo 50 ou 60, não lembro. E nessa hora aparece todo mundo que não vai com a sua cara para chutar cachorro morto”, completou.

[anuncio_2]

Mudanças

Maria Luisa Mendonça
Maria Luisa Mendonça na novela Renascer (Reprodução / Globo)

A saída não planejada de Taumaturgo Ferreira em Renascer implicou em mudanças no rumo da trama. A maior delas foi o destino de Buba, que, após a morte de Venâncio, se envolve com o irmão dele, José Augusto.

Leia também: Sem Globo: jogo da Seleção será transmitido apenas na internet

Assim, abre-se a possibilidade de alterar os rumos do personagem no remake. Desta vez, José Venâncio poderia sobreviver à emboscada que o matou na primeira versão e seguir com sua história inicialmente planejada. Ou, até mesmo, ganhar uma nova trama.

Dirigida por Gustavo Fernandez, a nova versão de Renascer está em fase de escalação de elenco. Marcos Palmeira será o patriarca José Inocêncio, enquanto Juan Paiva será João Pedro. Especula-se que Humberto Carrão e Rodrigo Simas viverão outros dos dois filhos do protagonistas, mas não se sabe se Venâncio está destinado a um deles.

[anuncio_3]

Fiel

Bruno Luperi
Bruno Luperi (Divulgação / Globo)

Mas, apesar da possibilidade de dar novo destino a Venâncio, é pouco provável que isso venha a acontecer. Isso porque Bruno Luperi demonstrou sérias dificuldades em alterar os rumos do remake de Pantanal, preferindo manter-se 100% fiel à obra original do avô. O novo autor apenas atualizou as situações, mas manteve os personagens e seus rumos intactos.

Com isso, Luperi optou por manter a saída de personagens que, a princípio, não deveriam ter saído na versão original. É o caso de Madeleine (Ítala Nandi), que só morreu porque a atriz pediu para sair da novela, por conta de outro trabalho. Já Trindade (Almir Sater) só saiu antes do fim porque o ator foi escalado para a novela seguinte, A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991).

Por isso, foi grande a torcida para que, na versão de 2022, Madeleine (Karine Teles) e Trindade (Gabriel Sater) permanecessem na história. Mas isso não aconteceu. Assim, é bastante provável que Bruno Luperi mantenha a mesma postura em Renascer, sem alterar os rumos e personagens da obra do avô. Ou seja, Venâncio vai morrer de novo!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor