Globo admite fracasso de Travessia e recomeça tudo do zero

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A coluna já havia cantado essa bola: a campanha de lançamento de Travessia foi um tanto infeliz e ineficiente. A Globo usou e abusou de belas paisagens, cenas impactantes, mas não se deu ao trabalho de explicar ao público como seria a história que estava prestes a estrear. Perfis de personagens e suas tramas ficaram de fora das chamadas, resultando numa falta de interesse do público na novela que estava chegando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o fraco desempenho da trama de Gloria Perez também pode ser explicado por este pouco caso da própria emissora. Como o canal queria que o público embarcasse na história sem explicar quase nada do que ia acontecer?

Mas, antes tarde do que nunca, a emissora parece ter reconhecido o equívoco. De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo começou a veicular chamadas explicando o que aconteceu do início da trama até aqui. Ou seja, na prática, o canal está relançando a novela das nove, como se recomeçasse do zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Muito bem explicado

Desde a última segunda-feira (7), a Globo tem veiculado chamadas que trazem os perfis e as trajetórias dos personagens principais de Travessia. A ideia é explicar ao público alguns pontos que a emissora identificou que não haviam ficado muito claros, como o motivo que fazia Núbia (Drica Moraes) não gostar de Brisa (Lucy Alves).

Outra chamada já exibida explica o caráter controverso de Ari (Chay Suede), mostrando como o noivo de Brisa passou de bom-moço a interesseiro ao se ver encantado com a boa vida que Chiara (Jade Picon) e Guerra (Humberto Martins) poderiam lhe proporcionar.

Ainda de acordo com o Notícias da TV, a campanha “explicativa” já surtiu efeito. Travessia registrou uma leve reação e registrou 25 pontos de audiência nesta semana. Ainda está longe do trilho estabelecido pela Globo, mas mostra que a novela ainda tem salvação.

Problema recorrente

Vale salientar que Travessia não foi a única novela a sofrer com uma campanha de lançamento mal feita pela Globo. Cara e Coragem, cartaz do horário das sete, também sofreu do mesmo mal. Suas chamadas não explicavam absolutamente nada do que seria contado na história de Claudia Souto.

Antigamente, a Globo investia em chamadas bastante didáticas, destacando personagens e explicando suas histórias. Hoje, o canal parece preferir investir numa espécie de trailer, que enche os olhos com grandes imagens, mas pouco revela da trama que se pretende narrar. Seria medo de dar spoiler?

Sair da versão mobile