Globo admite fracasso de Travessia e recomeça tudo do zero
11/11/2022 às 7h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna já havia cantado essa bola: a campanha de lançamento de Travessia foi um tanto infeliz e ineficiente. A Globo usou e abusou de belas paisagens, cenas impactantes, mas não se deu ao trabalho de explicar ao público como seria a história que estava prestes a estrear. Perfis de personagens e suas tramas ficaram de fora das chamadas, resultando numa falta de interesse do público na novela que estava chegando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o fraco desempenho da trama de Gloria Perez também pode ser explicado por este pouco caso da própria emissora. Como o canal queria que o público embarcasse na história sem explicar quase nada do que ia acontecer?
Mas, antes tarde do que nunca, a emissora parece ter reconhecido o equívoco. De acordo com o portal Notícias da TV, a Globo começou a veicular chamadas explicando o que aconteceu do início da trama até aqui. Ou seja, na prática, o canal está relançando a novela das nove, como se recomeçasse do zero.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Muito bem explicado
Desde a última segunda-feira (7), a Globo tem veiculado chamadas que trazem os perfis e as trajetórias dos personagens principais de Travessia. A ideia é explicar ao público alguns pontos que a emissora identificou que não haviam ficado muito claros, como o motivo que fazia Núbia (Drica Moraes) não gostar de Brisa (Lucy Alves).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra chamada já exibida explica o caráter controverso de Ari (Chay Suede), mostrando como o noivo de Brisa passou de bom-moço a interesseiro ao se ver encantado com a boa vida que Chiara (Jade Picon) e Guerra (Humberto Martins) poderiam lhe proporcionar.
Ainda de acordo com o Notícias da TV, a campanha “explicativa” já surtiu efeito. Travessia registrou uma leve reação e registrou 25 pontos de audiência nesta semana. Ainda está longe do trilho estabelecido pela Globo, mas mostra que a novela ainda tem salvação.
Problema recorrente
Vale salientar que Travessia não foi a única novela a sofrer com uma campanha de lançamento mal feita pela Globo. Cara e Coragem, cartaz do horário das sete, também sofreu do mesmo mal. Suas chamadas não explicavam absolutamente nada do que seria contado na história de Claudia Souto.
Antigamente, a Globo investia em chamadas bastante didáticas, destacando personagens e explicando suas histórias. Hoje, o canal parece preferir investir numa espécie de trailer, que enche os olhos com grandes imagens, mas pouco revela da trama que se pretende narrar. Seria medo de dar spoiler?