André Santana

Não é de hoje que o Domingão com Huck está cada vez mais parecido com os programas de auditório do SBT. Luciano tem feito quadros que mesclam jurados, concursos, games e conta até com a participação de Lívia Andrade em atrações que remetem ao lendário Programa Silvio Santos.

Silvio Santos

Porém, na edição do Batalha do Lyp Sync da semana passada, o apresentador derrubou de vez os muros do antigo Projac ao homenagear uma das novelas mais famosas da concorrente.

Ao receber Larissa Manoela e Deborah Secco para disputarem a batalha de performances, Luciano Huck acabou promovendo uma verdadeira ode a Carrossel (2012), um clássico do SBT. Larissa, que interpretou a vilãzinha Maria Joaquina na versão brasileira do folhetim, vestiu novamente o uniforme da Escola Mundial e dublou a lendária música de abertura da trama, na voz de Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara.

Com direito a bailarinos uniformizados e a presença de Jean Paulo Campos, o eterno Cirilo, Larissa Manoela colocou a plateia do Domingão com Huck abaixo com a performance. Para finalizar tamanha “ousadia”, Lívia Andrade, que interpretou a professora Suzana na trama, relembrou o tempo em que contracenou com Larissa na novela. E até Deborah Secco revelou que assiste a trama até hoje.

Referências às concorrentes

Pânico na TV

Ou seja, mais uma vez, o programa abre espaço para reverenciar um produto da concorrente. Na semana passada, o Batalha do Lyp Sync recebeu Sabrina Sato e Eduardo Sterblitch, que relembraram os tempos em que dividiam o palco do Pânico na TV, atração da RedeTV! que chegou a incomodar a Globo em seus áureos tempos, justamente no horário do Domingão.

Apesar de não ser a primeira vez que a emissora carioca abre espaço para falar sobre os canais concorrentes, o fato de tal atitude se tornar cada vez mais corriqueira ainda chama bastante a atenção. Isso porque, num passado não muito distante, a emissora não era muito adepta de falar sobre suas rivais.

Silvio Santos

Não foram poucas as vezes, por exemplo, que programas da Globo entrevistaram atores que haviam sido revelados por outras emissoras e simplesmente ignoravam o passado destes artistas. Como se vê, os tempos são outros.

Mudança de atitude

Por ser líder absoluta de audiência, a Globo muitas vezes se colocava num pedestal, como se estivesse num mundo à parte. Fazia parte deste contexto ignorar fenômenos concorrentes, como se nada mais existisse além dos muros dos Estúdios Globo.

No entanto, esta postura mudou. Mudança esta que coincide com os novos tempos, nos quais as redes sociais transformaram a maneira como público e emissoras se relacionam. O fato de a Globo ter agido com mais humildade reflete uma maior aproximação e interação da audiência.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor