Globo acerta e erra ao mesmo tempo com nova reprise de A Viagem

Prestes a completar 30 anos em 2024, novela voltará a ser exibida, mas não onde deveria

Whatsapp

André Santana

Uma das novelas mais importantes da história da Globo, A Viagem (1994) ganhará uma nova reprise. Em celebração aos 30 anos de estreia da trama, o canal Viva vai reexibir o folhetim na faixa das 12h15.

Christiane Torloni em A Viagem
Christiane Torloni em A Viagem

Mas, apesar de ser uma novela muito querida, o anúncio de seu retorno não agradou. Afinal, não faz muito tempo que a trama foi reexibida pelo Viva. Já na Globo, a novela não é mostrada há anos, e os fãs ansiavam por uma nova chance na TV aberta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Candidata ideal

No ar em Edição Especial nas tardes da Globo, Mulheres de Areia (1993) será encerrada em breve. O público, então, passou a torcer para que A Viagem fosse a escolhida para substituí-la na faixa das 14h40 do canal aberto.

Leia mais

Havia uma boa chance para que este desejo se concretizasse, já que Mulheres de Areia voltou ao ar em comemoração aos seus 30 anos. Desta vez, é A Viagem que vai celebrar tal marca.

Além disso, as duas novelas são grandes clássicos de Ivani Ribeiro e ambas são campeãs de audiência em seus respectivos horários. E mais: funcionaram bem em todas as suas reprises. Ou seja, A Viagem seria a substituta óbvia de Mulheres de Areia nas tardes da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decepção

Porém, a Globo decepcionou quem torcia para o retorno de A Viagem na TV aberta. O canal reservou o aniversário de 30 anos da trama estrelada por Guilherme Fontes para a programação do canal Viva.

Assim, A Viagem foi escolhida para suceder História de Amor (1995) no canal pago. Além disso, o Viva também vai exibir um reencontro do elenco da produção, num especial que deve integrar o pacote de celebrações da efeméride.

O público que esperava pela reprise na TV Globo, claro, chiou. Na web, não são poucas as reclamações quanto à decisão da emissora de relegar o repeteco de A Viagem ao canal pago. Os fãs acreditam que a reprise merecia uma nova chance na TV aberta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Figurinha repetida

A Viagem - Guilherme Fontes e Maurício Mattar
Divulgação / Globo

O que pega na decisão da Globo é que A Viagem já foi reapresentada no Viva há pouco tempo. A trama foi ao ar entre dezembro de 2020 e julho de 2021 – antes disso, o canal já havia reprisado o folhetim em 2014.

Na TV Globo, A Viagem também teve duas reexibições, em 1997 e em 2006. Ou seja, na TV aberta, a novela escrita por Ivani Ribeiro foi ao ar pela última vez já há 18 anos. Assim, seria mais lógico que a comemoração dos 30 anos da novela acontecessem no canal aberto.

No ano passado, surgiram rumores de que Amauri Soares, diretor-geral dos Estúdios Globo, teria vetado novelas de temática espírita para não afugentar evangélicos. A emissora negou tal orientação, mas só isso explica o fato de A Viagem não ganhar uma nova chance no canal aberto.

Whatsapp


Leia também