Germana e Licurgo formaram a melhor dupla de Novo Mundo

Whatsapp

A trama dos então estreantes Alessandro Marson e Thereza Falcão, dirigida por Vinícius Coimbra, se mostrou uma caprichada produção. “Novo Mundo” teve todos os elementos fundamentais para um bom folhetim das seis, mesclando bem aventura, romance e contextos históricos. O humor não era um dos focos principais do enredo e ficava em segundo plano. Entretanto, a comédia cresceu aos poucos no enredo graças ao sucesso da dupla formada por Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter.

Licurgo e Germana são os perfis mais engraçados da novela, representando a picaretagem que costuma despertar risos na ficção. Os dois são donos de uma taberna caindo aos pedaços e nunca estão preocupados em atender bem os poucos clientes que chegam. Pelo contrário, vivem tratando todo mundo mal. Ainda servem pombas assadas fingindo que são frangos. A cozinha do lugar é um nojo. Tudo que os cerca desperta asco. Rabugentos e sujos (no sentido figurado e literal), estão sempre pensando em alguma forma de obter vantagem em cima dos outros. Claro que quase nunca os planos dão certo, resultando em situações divertidíssimas.

Os personagens eram pequenos, mas cresceram graças ao talento dos intérpretes, que são os responsáveis pelo principal alívio cômico do folhetim. É necessário elogiar o texto dos autores, sempre recheado de pérolas que na boca dos atores ficam ainda mais inspiradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os donos da taberna ainda funcionam como elementos que ligam quase todos os núcleos, pois o local costuma ser frequentado até por Dom Pedro (Caio Castro) —- quando vai se encontrar com prostitutas —- e a dupla faz questão de penetrar em todas as festas da corte, fazendo parte dos principais acontecimentos —- estiveram presentes até na despedida de Dom João VI (Leo Jaime) e Carlota Joaquina (Débora Olivieri).

É preciso mencionar um dos melhores momentos da dupla: Licurgo ganhou a oportunidade de ser um deputado da nova constituinte graças a uma tramoia de Thomaz (Gabriel Braga Nunes) e várias pérolas a respeito da conhecida corrupção nos poderes são ditas pelo dono da taberna através de suas ambições, caso seja eleito. Já Germana não esconde a alegria de ser a futura “primeira dama” e planeja aproveitar de todas as formas os seus privilégios. Deslumbrados, os picaretas nem fazem questão de tratar bem seus eleitores. Essa fase é a mais inspirada dos personagens e os autores criaram situações que refletem de forma ácida vários problemas do Brasil, ao mesmo tempo que destacaram o talento dos atores.

E no caso específico desse grande trabalho dos intérpretes, é preciso aplaudir a equipe de caracterização. Impressiona o estado de Vivianne Pasmanter em cena. A atriz fica simplesmente irreconhecível. Conseguiram deixar a belíssima atriz horrorosa e a dentadura repugnante foi sugestão da própria, o que foi um acerto. Muitos telespectadores, com razão, não conseguiram identificar quem era aquela pessoa por trás da Germana. E alguns desavisados ainda não sabem. O mesmo vale para o estado de Guilherme Piva. O ator fica tão asqueroso quanto sua companheira e mal dá para reconhecê-lo atrás daquela barba e dos cabelos desgrenhados. Mas vale lembrar que Piva já é um ‘expert’ nesses tipos que exigem maiores caracterizações, vide o inesquecível Monstro do Espelho em “O Beijo do Vampiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter formaram uma dupla impagável e viraram um dos trunfos da novela das seis. Licurgo e Germana são tipos sem qualquer moral, mas que cativam através da evidente burrice e até uma dose ingenuidade. Um casal nada romântico. Os perfis foram muito bem construídos pelos autores e ganharam intérpretes perfeitos. O sucesso foi tanto que os dois voltarão em “Nos Tempos do Imperador”, uma espécie de continuação de “Novo Mundo”, mas que contará a trajetória de Dom Pedro II, vivido por Selton Mello. Germana e Licurgo estarão bem mais velhos e igualmente asquerosos. Certeza que o novo trabalho resultará em mais um show dos atores em 2021.

SOBRE O AUTOR

SÉRGIO SANTOS é apaixonado por televisão e está sempre de olho nos detalhes, como pode ser visto em seu blog. Contatos podem ser feitos pelo Twitter ou pelo Facebook.

Whatsapp


Leia também