Um dos grandes sucessos de 1985 foi a novela A Gata Comeu, escrita por Ivani Ribeiro, que contava a história de Jô Penteado (Christiane Torloni), cuja fama era destroçar os corações dos seus pretendentes. Isso porque ela sempre terminava o noivado com eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O destaque da trama era o elenco infantil, que fundou o Clube dos Curumins, sempre envolvido em altas aventuras. Um personagem que cativou o público foi Xande, interpretado por Oberdan Júnior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes deste folhetim, o ator já havia estado em Coração Alado, em 1980, na série Caso Verdade: O Menino do Olho Azul, em 1982, e na novela Amor com Amor se Paga, em 1984, recentemente exibida pelo canal Viva.
Na trama de Ivani Ribeiro, ele viveu o garoto Zezinho, que amoleceu o coração do protagonista Nonô Correia, vivido por Ary Fontoura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Sequência da carreira
Oberdan fez brilhante carreira na televisão e até participou – embora com menor destaque – de outras produções Globais, como Renascer (1993) e Estrela-Guia (2001).
Ele atuou também em outras emissoras. No SBT, esteve em As Pupilas do Senhor Reitor(1994), e na Record, em A Lei, o Crime, Bela, a Feia (2009 ) e Rei Davi (2012). Além disso, teve participações no cinema, em filmes como Os Campeões (1983) e Meu Nome Não É Johnny (2008).
Mas o talento de Oberdan não ficou apenas nas atuações, ele também se tornou uma das vozes mais famosas do Brasil. Descobriu então outra área de atuação e passou a se dedicar ao trabalho de dublador, emprestando sua voz a personagens marcantes do universo infantil.
Dublador de sucesso
Dublou personagens como Hércules adolescente, do filme e seriado da Disney; Tintim, em As Aventuras de Tintim; Leitão, em As Novas Aventuras do Ursinho Puff; Yoshi, de Super Mario; Tico, da animação Tico e Teco, entre vários outros.
Seu último trabalho como ator foi na minissérie Lúcia McCartney, exibida pelo canal a cabo GNT, em 2016. Infelizmente, Oberdan parou de dublar em 2007, descontente com os rumos da profissão. Paralelamente, continuou aparecendo em filmes.
“Parei por opção minha e porque não concordei com os rumos que a dublagem tomou. A dublagem hoje é um trabalho não tão pessoal e não tão artístico como já foi, e é um trabalho mais industrial e mais empresarial, com o qual eu não concordo muito”, disse ao site Tintim por Tintim.
Atualmente com 52 anos, Oberdan vive no Rio de Janeiro, é casado e pai de um filho.