Galã saiu da Globo para cuidar da mãe em estado terminal: “Decidi largar tudo”

Ti-ti-ti - Alexandre Borges e Murilo Benício

Murilo Benício e Alexandre Borges como Ari e André em Ti-ti-ti (Reprodução / Globo)

Um dos principais nomes das novelas da Globo entre os anos 1990 e 2010, Alexandre Borges emendou trabalhos e se consolidou como um dos principais galãs da TV brasileira. No entanto, após concluir Verão 90 (2019), o ator deu uma sumida das novelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Murilo Benício e Alexandre Borges como Ari e André em Ti-ti-ti (Reprodução / Globo)

Alexandre optou por se afastar de trabalhos mais longos para se dedicar aos cuidados com a mãe, que sofria de Alzheimer e teve um acidente vascular cerebral (AVC). Rosa Linda Maria Borges morreu em setembro de 2021, aos 83 anos.

Longe da TV

Alexandre Borges como Afonso em Quem é Você (Divulgação / Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexandre Borges é dono de uma galeria de tipos inesquecíveis, como Bruno de A Próxima Vítima (1995), Danilo de Laços de Família (2000) e Jacques Leclair de Ti-ti-ti (2010). Mas, após encarnar Quinzão em Verão 90, o ator se afastou dos folhetins.

Em 2020, Alexandre optou por deixar o Rio de Janeiro, onde morava, para passar a viver com a mãe em Santos, no litoral de São Paulo. Rosa Linda Maria Borges vinha sofrendo dificuldades por conta dos problemas de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“Eu sou filho único. Vejo a ordem natural da vida. Antes de começar o isolamento social eu já estava cuidando da minha mãe em Santos. Ela teve um AVC e começou a desenvolver Alzheimer e aí eu decidi largar tudo, para cuidar dela”, disse o ator ao site Só Notícia Boa, em 7 de julho de 2021.

Cuidados

Alexandre Borges e a mãe Rosa Linda (Reprodução / Instagram)

Na mesma matéria, o ator revelou que, durante um ano e meio, vinha se dedicando integralmente aos cuidados com a mãe, deixando a carreira em stand by.

“Cozinho pra ela, cuido dos medicamentos dela. São momentos que você vê a finitude, numa fragilidade, você olha e vê como é o corpo humano, como é a gente ter lucidez, andar com as próprias pernas. Cuido da minha mãe, dou banho, troco fralda, cozinho pra ela”, explicou. “Parei e disse: ‘Vou fazer as coisas para ela’. Ela é a mulher que me deu a vida, é uma pessoa muito grata à vida, sempre vê o lado bom das coisas”, concluiu o ator.

Apesar do afastamento, Alexandre Borges não ficou totalmente longe de seu ofício. Ao mesmo tempo em que cuidava da mãe, o artista participou da primeira temporada de The Masked Singer Brasil (2021), encarnando a Onça Pintada. Ele dedicou o trabalho à mãe.

“Fui eu que escolhi [o repertório do programa]. Uma coisa muito legal, porque durante essa pandemia, eu cuidei muito da minha mãe. Pra pessoas com Alzheimer, a música é muito importante. E eu passei praticamente o ano cantando com a minha mãe. E essa é uma das músicas preferidas dela, do Alceu Valença, Anunciação. Foi uma homenagem a ela”, revelou na atração.

Retorno

Alexandre Borges como Diabo em Cine Holliúdy (Estevam Avellar / Globo)

Dona Rosa faleceu no dia 16 de setembro de 2021, aos 83 anos. Depois disso, Alexandre Borges voltou a aparecer na televisão com maior frequência, além de emplacar trabalho no teatro.

O ator chegou a recusar um convite para voltar aos folhetins. Ele foi o primeiro artista a ser escalado para viver Moretti em Travessia. Com a negativa, o personagem passou às mãos de Rodrigo Lombardi.

Alexandre Borges voltou às novelas recentemente, vivendo o ex-presidente Juscelino Kubitschek em um capítulo de Amor Perfeito. Ele também está no ar como o Diabo na terceira temporada de Cine Holliúdy.

Sair da versão mobile