Um dos principais galãs de novelas dos anos 1980 e 1990, Roberto Battaglin se destacou em tramas como Sassaricando (1987), Lua Cheia de Amor (1990) e tantas outras. Mas por onde esse ator, que, nos últimos anos, não tem participado de muitas produções?

Roberto Bataglin
Roberto Battaglin (montagem/reprodução)

Nascido em 4 de novembro de 1962, no Rio de Janeiro (RJ), Battaglin liderava o ranking dos atores que mais recebiam cartas e foi o príncipe de muitas debutantes em todo o Brasil.

Início da carreira

O ator fez a sua estreia em grande estilo aos 21 anos, ao lado de Marília Pêra, em O Homem que veio de Minas (1983). Nos anos seguintes, participou de vários sucessos em sequência na Rede Globo, como Partido Alto (1984), Um Sonho a Mais (1985), Selva de Pedra (1986), Sassaricando (1987) e Lua Cheia de Amor (1990).

Bata, como é chamado pelos amigos, também passou por outras emissoras. Em 1986, foi Lula em Mania de Querer, na Manchete. Três anos depois, esteve na Band, em Colônia Cecília. Em 1994, participou do fenômeno Confissões de Adolescente, na TV Cultura.

Destaque em A Próxima Vítima

Roberto Bataglin

De volta à Globo, se destacou em A Próxima Vítima (1995), como Cláudio, e em Vira-Lata (1996), Zazá (1997), Vila Madalena (1999), Aquarela do Brasil (2000) e As Filhas da Mãe (2001), entre muitas outras. Ao todo, foram mais de 25 novelas em sua carreira.

A sua última novela na Globo, até o momento, foi Sete Pecados (2007). Depois disso, fez participações na série Faça Sua História (2008), nos humorísticos Zorra Total (2014) e Turma do Didi, e também do seriado Romance Policial – Espinosa, exibido em 2015 pelo GNT.

Por onde anda Roberto Battaglin

Roberto Bataglin

Depois de 11 anos longe das novelas, voltou ao vídeo em Apocalipse (2018), na Record, vivendo Alencar. Até o momento, foi seu último papel na telinha.

Mas engana-se quem pensa que Battaglin está parado. Ele montou um curso de teatro em Cabo Frio (RJ), intitulado Rota da Arte. Também conta com uma produtora de vídeo e montou um canal no YouTube, onde aposta em produções independentes.

Além disso, o ator, atualmente com 60 anos, tem trabalhado como corretor de imóveis na capital fluminense. “Fiz um bom pé-de-meia”, destacou em entrevista ao UOL.

“Sinto vontade de fazer mais novelas. Eu me acho bastante competente para isso, poderia contribuir mais”, declarou, anteriormente, à coluna de Patrícia Kogut no jornal O Globo.

Pai de dois filhos, há alguns anos o ator descobriu que tinha mais um.

“Perdi contato com a mãe dele, ela foi morar fora do país, casou-se de novo. Um dia ele me ligou, disse que agora que já era adulto gostaria de confirmar o que sua mãe lhe contava, e pediu um teste de DNA. Quando soubemos o resultado ele disse: ‘você ganhou um filho e eu, um pai’. Lauro trabalha no mercado financeiro, é uma pessoa maravilhosa”, contou.

Compartilhar.