Afastado da televisão há algum tempo, o ator Rubens Caribé morreu no dia 5 de junho de 2022, aos 56 anos, após lutar contra um câncer na boca. Nos anos 1990, ele foi um dos mais promissores galãs da teledramaturgia brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator começou sua carreira no teatro, trabalhando em peças consagradas como o musical Hair, O Doente Imaginário, Sonhos de Uma Noite de Verão e A Megera Domada. Formado em canto e dança, ele se tornou um dos destaques dos palcos de São Paulo, chamando a atenção de autores e diretores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua estreia na televisão aconteceu na minissérie Anos Rebeldes (1992), vivendo o personagem Marcelo. Contratado da Globo, ainda esteve presente nas séries Contos de Verão (1993) e Retrato de Mulher (1993).
No mesmo ano, ele foi escalado para viver o personagem Guilherme Cerqueira Bentes, em Fera Ferida, trama de Aguinaldo Silva, papel que marcaria sua carreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Despedida marcante em novela
Na trama, Guilherme era ex-noivo de Linda Inês (Giulia Gam), nutrindo uma paixão que não era correspondida. Isso o deixava transtornado, levando-0 a sequestrar sua amada. Perseguido por todos, inclusive Raimundo Flamel (Edson Celular), ele se tornou um fugitivo, tirando a própria vida para escapar da cadeia.
A cena da morte do personagem se tornou um dos pontos altos da trama e marcou a memória de muitos telespectadores. O ator dispensou o uso de dublê e fez ele mesmo as cenas de perseguição e queda em um precipício.
As cenas foram feitas em estúdio, utilizando a técnica chroma key, mas a qualidade da cena trouxe realismo ao momento, impressionando muita gente na época.
“Vou embora feliz. Fiz muito por meu personagem, que não acabou sentado na praça. O ator não pode se deter em uma característica do papel. Precisa surpreender”, declarou o ator à Folha de S. Paulo após deixar a novela.
Outros trabalhos
Após fazer um trabalho em Você Decide (1994), ele se mudou para o SBT e participou das novelas Sangue do Meu Sangue (1995), Antônio Alves, Taxista (1996) e Os Ossos do Barão (1997). Depois, esteve presente em Do Fundo do Coração (1998) e Serras Azuis (1998), exibidas na Record e na Band, respectivamente.
Nos anos 2000, teve uma nova passagem na Globo, atuando em Malhação e Sandy & Junior. Ele voltou para o SBT e atuou em Ô… Coitado! (2000), Pícara Sonhadora (2001) e Meu Cunhado (2005). Ainda fez duas pequenas participações em Cidadão Brasileiro (2006), da Record, e Sete Pecados (2007), da Globo. Seu último papel em novelas foi no remake de Uma Rosa com Amor (2010), do SBT.
O último trabalho do ator foi na série Cidade Invisível (2021), exibida pela Netflix. O ator deixou o marido, o músico Ricardo Severo, além de papéis memoráveis na história da teledramaturgia.
Há um ano e meio lutando contra um câncer na boca, o ator sofreu uma parada cardíaca ao realizar um procedimento cirúrgico simples. O velório aconteceu no Teatro João Caetano, na capital paulista; posteriormente, o corpo dele foi cremado.