Afastado da televisão há algum tempo, o ator Rubens Caribé morreu no dia 5 de junho de 2022, aos 56 anos, após lutar contra um câncer na boca. Nos anos 1990, ele foi um dos mais promissores galãs da teledramaturgia brasileira.

Os Ossos do Barão

O ator começou sua carreira no teatro, trabalhando em peças consagradas como o musical Hair, O Doente Imaginário, Sonhos de Uma Noite de Verão e A Megera Domada. Formado em canto e dança, ele se tornou um dos destaques dos palcos de São Paulo, chamando a atenção de autores e diretores.

Sua estreia na televisão aconteceu na minissérie Anos Rebeldes (1992), vivendo o personagem Marcelo. Contratado da Globo, ainda esteve presente nas séries Contos de Verão (1993) e Retrato de Mulher (1993).

No mesmo ano, ele foi escalado para viver o personagem Guilherme Cerqueira Bentes, em Fera Ferida, trama de Aguinaldo Silva, papel que marcaria sua carreira.

Despedida marcante em novela

Rubens Caribé

Na trama, Guilherme era ex-noivo de Linda Inês (Giulia Gam), nutrindo uma paixão que não era correspondida. Isso o deixava transtornado, levando-0 a sequestrar sua amada. Perseguido por todos, inclusive Raimundo Flamel (Edson Celular), ele se tornou um fugitivo, tirando a própria vida para escapar da cadeia.

A cena da morte do personagem se tornou um dos pontos altos da trama e marcou a memória de muitos telespectadores. O ator dispensou o uso de dublê e fez ele mesmo as cenas de perseguição e queda em um precipício.

As cenas foram feitas em estúdio, utilizando a técnica chroma key, mas a qualidade da cena trouxe realismo ao momento, impressionando muita gente na época.

“Vou embora feliz. Fiz muito por meu personagem, que não acabou sentado na praça. O ator não pode se deter em uma característica do papel. Precisa surpreender”, declarou o ator à Folha de S. Paulo após deixar a novela.

Outros trabalhos

Rubens Caribé

Após fazer um trabalho em Você Decide (1994), ele se mudou para o SBT e participou das novelas Sangue do Meu Sangue (1995), Antônio Alves, Taxista (1996) e Os Ossos do Barão (1997). Depois, esteve presente em Do Fundo do Coração (1998) e Serras Azuis (1998), exibidas na Record e na Band, respectivamente.

Nos anos 2000, teve uma nova passagem na Globo, atuando em Malhação e Sandy & Junior. Ele voltou para o SBT e atuou em Ô… Coitado! (2000), Pícara Sonhadora (2001) e Meu Cunhado (2005). Ainda fez duas pequenas participações em Cidadão Brasileiro (2006), da Record, e Sete Pecados (2007), da Globo. Seu último papel em novelas foi no remake de Uma Rosa com Amor (2010), do SBT.

O último trabalho do ator foi na série Cidade Invisível (2021), exibida pela Netflix. O ator deixou o marido, o músico Ricardo Severo, além de papéis memoráveis na história da teledramaturgia.

Há um ano e meio lutando contra um câncer na boca, o ator sofreu uma parada cardíaca ao realizar um procedimento cirúrgico simples. O velório aconteceu no Teatro João Caetano, na capital paulista; posteriormente, o corpo dele foi cremado.

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.