Duh Secco

Um vilão, a princípio, “fora do comum”. Após o sucesso como José Leôncio na primeira fase de Pantanal, Renato Góes volta à TV em Mar do Sertão como Tertulinho, mau-caráter, porém capaz de honrar uma dívida de gratidão com o herói Zé Paulino (Sergio Guizé).

Pantanal

Na primeira fase da próxima novela das seis, Tertulinho encanta-se por Candoca (Isadora Cruz). Só que a professora é noiva de Zé Paulino, peão da fazenda do pai do malvado, Coronel Tertúlio (José de Abreu). Durante uma incursão pelas terras da propriedade, Tertulinho é picado por uma cobra. E o empregado o leva, no lombo, até o socorro.

Tempos depois, os envolvidos no triângulo amoroso central da trama de Mário Teixeira batalham para salvar a cidade de Canta Pedra do rompimento de um dique – obra mal executada pelo prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues). Zé Paulino é levado pelas águas ao tentar salvar uma criança e o rival na disputa por Candoca busca salvá-lo, sem sucesso.

Dado como morto, Zé Paulino não acompanha o nascimento do filho Manduca (Enzo Diniz, na segunda fase). Tempos depois, Candoca cede às investidas de Tertulinho. Só que, dias antes do casamento, ele descobre que o inimigo está vivo, convalescendo em um hospital próximo. Diante da possibilidade de perder a então noiva, a porção maléfica dele, enfim, aflora.

Mar do Sertão, com direção artística de Allan Fiterman, estreia em agosto. Enrique Diaz, Débora Bloch, Caio Blat, Thardelly Lima, Ju Colombo, Clarissa Pinheiro, Wilson Rabelo, Titina Medeiros, Giovana Cordeiro, Érico Brás, César Ferrario, Matteus Cardoso, Deo Garcez e Cyria Coentro, entre outros, integram o elenco.

Segunda tela

Gilberto Braga

Em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Canal VIVA exibe a partir do dia 28, às 18h, a série documental Orgulho Além da Tela. A produção original Globoplay, assinada por Lalo Homrich e Isadora Wilkinson, revisita personagens LGBTQIAP+ que marcam os 70 anos de novelas no Brasil.

O programa reúne famosos, responsáveis por tais tipos, e anônimos impactados pela ficção. Orgulho Além da Tela destaca também a última gravação de Gilberto Braga, morto em outubro do ano passado. O autor revisitou figuras criadas para obras como Vale Tudo (1988) e Insensato Coração (2011).

Falando nisso…

Silvio Santos, muito mais simpático do que na última temporada inédita de seu dominical no SBT, deu uma aula sobre transexualidade em papo com Ava Simões, no Não Erre a Letra exibido ontem (12). Simples e direto, o “patrão” exaltou as convidados e arrancou aplausos delas e das colegas de trabalho.

É de casa

Após apresentar A Padroeira (2001), O Direito de Nascer (2001) e Coração Esmeralda (2014) – da Globo, da JPO e da Venevisión –, a TV Aparecida lança sua primeira produção própria na área da Dramaturgia. Com roteiro e direção de Felipe Pontes, Cartas Santas estreia nesta segunda-feira (13), às 19h30.

Serão cinco episódios, exibidos até a próxima sexta (17), focados em diferentes santos. A estreia contempla a trajetória de Santo Antônio (Alessandro Cardoso), padroeiro do dia. Cartas Santas, que conta com audiodescrição e closed caption, também será disponibilizada no site oficial e no YouTube da TV Aparecida.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.