Tadeu Aguiar, que estreou na televisão como par de Malu Mader em O Dono do Mundo (1991), foi um dos mais cobiçados rostos daquela época. Hoje, ele tem uma vida longe dos grandes holofotes, mas sem abandonar sua carreira, que completa 40 anos em 2023.

Tadeu Aguiar
Reprodução / Instagram

Atualmente com 63 anos, o ator está afastado da televisão, mas segue firme e forte com seus projetos no teatro e no cinema, aos quais vem se dedicando nos últimos anos, seja como ator ou diretor.

[anuncio_1]

Felicidade no amor

Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr
Reprodução / Instagram

Já quando se trata da sua vida amorosa, ele afirma que está muito feliz com o casamento que mantém há 24 anos com o ator e escritor Eduardo Bakr.

“Temos um casamento feliz e cheio de respeito. Nunca tivemos uma briga. Discussões temos muitas. Qualquer embaraço, paramos e discutimos. As pessoas se separam muito facilmente hoje em dia. Qualquer besteira é motivo. Como se mudar de casamento fosse a saída para uma vida melhor”, declarou à revista Quem.

Na sequência, ele, que foi um dos artistas pioneiros em assumir sua sexualidade nos tempos que o preconceito era muito mais forte, opinou sobre a maior liberdade que existe atualmente.

“Acho que o sinal de coragem aumentou. Isso se deve aos corajosos que iniciaram esse momento. As pessoas que eram preconceituosas ainda são preconceituosas, mas só de não exporem seus preconceitos, depois dessa liberdade que temos, já ajuda”, disse.

40 anos de carreira

Divulgação / Globo

Tadeu Aguiar coleciona uma grande carreira em teatro, cinema e televisão. Só nas telinhas, o ator apareceu em tramas como a minissérie Boca do Lixo (1990), além das novelas O Dono do Mundo (1991), Irmãos Coragem (1995), Babilônia (2015) e Liberdade, Liberdade (2016), todas na Globo.

Recentemente, o ator assinou com a Record e esteve nas tramas bíblicas Jesus (2018) e Gênesis (2021). Nas telonas, atuou em filmes como Nise: O Coração da Loucura (2015) e Polícia Federal – A Lei é para Todos (2017).

Seus últimos trabalhos foram nos palcos, onde ele dirigiu diversas estrelas como Susana Vieira, em Shirley Valentine; Vera Fischer e Mouhamed Harfouch na peça Quando eu for mãe quero amar desse jeito.

Sucesso em O Dono do Mundo

Divulgação / Globo

Tadeu Aguiar ganhou destaque na televisão através da novela de Gilberto Braga, que o convidou em um momento difícil da sua vida. Na época, ele enfrentava dificuldades e precisou vender esfirras na praia para sobreviver. Ainda assim, ele pensou bem antes de aceitar o papel.

“Aceitei estrear com essa participação pequena por o personagem ser muito forte e importante na trama. O Walter será lembrado o tempo todo na história. Além disso, ele tem muito a ver comigo, porque eu também acredito no amor”, contou o ator ao jornal O Globo, na época.

O personagem foi um verdadeiro fenômeno e conquistou a audiência na parceria com Malu Mader, que viveu Márcia, a mocinha da história.

“Fiquei um pouco preocupado, porque estava saindo de uma fase difícil e queria muito trabalhar. Na época, todos os meus colegas me incentivaram a fazer o personagem, lembrando que a Giulia Gam, por exemplo, teve o seu primeiro grande sucesso na televisão em uma participação de poucos capítulos [Mandala, 1987]. Agora, tenho certeza que tomei a decisão correta. Plantei uma coisa muito boa”, revelou o ator na entrevista.

Compartilhar.