Fiasco: gafes de Silvio Santos marcaram Dança dos Famosos do SBT

Fiasco: gafes de Silvio Santos marcaram Dança dos Famosos do SBT

Whatsapp

Em 2005, o Domingão do Faustão trouxe para o público a Dança dos Famosos, quadro que mostrava celebridades dançando no palco do programa. De cara, a atração foi um sucesso e alavancou a audiência do dominical.

Vendo todo esse sucesso, Silvio Santos foi atrás de uma competição dançante envolvendo famosos e anônimos. Assim nascia o Bailando por um Sonho, que fazia parte da busca do SBT pelos pontos da audiência perdidos para a Globo e a Record. Naquele ano, Silvio já tinha lançado o Topa ou Não Topa e Rei Majestade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baseado no mexicano Bailando por un Sueño, da Televisa, a exibição trouxe nomes conhecidos do grande público: Valéria Valenssa, Sidney Magal, Fernando Scherer, Luciana Vendramini, Alexandre Barillari, entre outras celebridades. E os anônimos dançavam por um sonho: ter uma moto moderna, comprar uma academia, ir para Portugal, comprar um carro, entre outros.

O programa era exibido nas noites de sábado e reprisado no domingo à tarde. Na chamada, o locutor falava em beleza, luxo, glamour e emoção para atrair o espectador que estava em casa, mas a estratégia não foi certeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na estreia, há exatamente 15 anos, em 21 de outubro de 2006, a atração marcou oito pontos no sábado e apenas cinco no domingo. A expectativa de Silvio era bem maior. Na mesma época que a disputa entrou no ar, a Globo apostava na Dança do Gelo, produção do Domingão, que também caiu nas graças do público.

Baixa audiência

Com um visual latino e um ritmo um pouco mais lento que a Dança dos Famosos, a repercussão de Bailando por um Sonho foi baixa, assim como sua audiência. Aos sábados, a competição perdia para o humorístico Show do Tom, da Record, que vivia a sua melhor fase. Silvio passou a exibir apenas aos domingos, que chegou a dar apenas quatro pontos na audiência – um verdadeiro fiasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dono do SBT se desligou do Ibope e soltou várias pérolas durante a competição. “Parece uma lombriga dançando”, disse enquanto avaliava o desempenho de Fernando Scherer, o Xuxa. “Disseram que você é a mais bonita do corredor. Mas no corredor só tinha você”, sobre a beleza de Analice Nicolau. “Você está emagrecendo? Estou achando você mais fina”, foi sua análise sobre a silhueta de Virgínia Nowicki. “Ele está se comportando bem? Ele já te mostrou a Sandra Rosa Madalena?”, brincando com a colega de dança de Sidney Magal.

Mesmo com toda essa descontração do Homem do Baú, o programa não decolou e novamente perdeu no Ibope para Globo e Record. Patrícia Salvador, assistente de Silvio, foi a campeã da competição. Seu colega de dança, Leonardo, também levou o prêmio e pôde realizar seu sonho: fazer um curso de pós-graduação em Gestão Empresarial.

O programa, que terminou em 24 de dezembro do mesmo ano, não voltou mais para a grade do SBT, mas as competições de dança continuaram na televisão. A Dança dos Famosos virou um programa solo, após a saída de Faustão da Globo, e Xuxa comandou o Dancing Brasil, que teve três temporadas e uma boa repercussão com o público.

Whatsapp


Leia também