Funcionou, mas pode melhorar: BBB 101 deveria ser disponibilizado na íntegra

Whatsapp

A Globo promoveu uma novidade para aproveitar o grande sucesso da vigésima primeira edição do BBB. Como foi a temporada de maior duração (100 dias de confinamento), Boninho criou o BBB 101. Pela primeira vez em 20 anos, os participantes foram colocados novamente na casa mais vigiada do Brasil para uma espécie de confraternização de despedida. Um reencontro sem barracos ou brigas. Muitos acharam um tiro no pé. Mas funcionou.

A tradicional lavagem de roupa suja, quando a produção reúne todos os eliminados para um acerto de contas, sempre foi exibida exclusivamente na internet. As poucas exceções foram as primeiras edições do reality, cujo acerto de contas foi exibido na grade da emissora.

Leia mais

Após algumas temporadas, o reencontro passou a ser promovido no Gshow, dentro da Rede BBB. Mas a última reunião foi a do BBB18. A do BBB19 acabou cancelada por conta do racismo premiado pelo público e a do BBB20 não foi produzida por conta da pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação do BBB21 foi um pouco diferente. Todos ficaram em um hotel para depois entrarem na casa. Ainda assim, o isolamento promovido por Boninho merece muitas críticas. Os eliminados podiam ir ao quarto dos outros e todo mundo vivia se abraçando e tirando a máscara.

Um desserviço e um perigo para todos. Não custava promover um isolamento de uma semana, pelo menos. Porém, no quesito entretenimento, foi uma boa ideia. Embora as brigas e os acertos de contas tenham sido deixados de lado, o programa se mostrou emocionante e encerrou a temporada de forma bonita.

Viih Tube se desculpou com Juliette, que não quis muita conversa. Camilla e João mataram as saudades um do outro, enquanto Karol Conká e Projota se mostraram mais leves, assim como Lumena, que tentou se acertar com Carla Diaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lucas e Juliette reviveram a curta trajetória que tiveram juntos na primeira semana e o rapaz refez o funk que tinha feito para a amiga, agora a declarando campeã. Gil do Vigor brincou com Arthur e até pularam na piscina.

Todos esses momentos aconteceram porque a produção trouxe de volta os participantes e os deixou na casa livres, sem roteiro. Parecia mesmo que a edição estava recomeçando.

Houve ainda um bate-papo com Tiago Leifert. O apresentador conversou com o elenco e até se emocionou quando anunciou o fim. Juliette fez um lindo discurso de campeã e aconselhou a sua torcida a não atacar mais ninguém fora do jogo, pois uma das características que todos amaram nela foi justamente a empatia pelo outro.

Gil também fez um discurso semelhante. Karol contou que não se reconheceu nas imagens tão agressivas e Lucas não demonstrou mágoas. Até Nego Di tentou apaziguar os ânimos quando declarou que não se arrependeu de ter entrado no BBB – embora suas declarações nas redes sociais sejam diferentes.

Já a parte final foi divertida, com todos se escondendo na despensa e furtando os produtos da casa. Levaram desodorante, ferro de passar, sabonete, enfim, tudo o que puderam carregar. Ironicamente, Juliette foi a última a deixar a casa e fez questão de se despedir dos cactos, em uma homenagem aos seus torcedores. Uma imagem bonita e sensível para o encerramento da temporada. A campeã foi a primeira a entrar e a última a sair.

É preciso lamentar apenas a proibição do PPV dos participantes na casa enquanto gravavam o reencontro. Leifert declarou que conversou por mais de 50 minutos com o elenco e, obviamente, não puderam exibir tudo. E todos ficaram horas lá. Muitas conversas não foram exibidas, como o acerto de contas entre Sarah e Juliette. Até disponibilizaram a foto das duas juntas no site, mas ignoraram no ar. Se a equipe da Globoplay for inteligente, colocará o conteúdo exclusivo para assinantes.

O BBB 101 foi uma ideia ótima de Boninho e equipe. O público fã de BBB fica com uma ‘abstinência’ quando a edição chega ao fim. É uma quebra de rotina, afinal, todas aquelas pessoas passam a fazer parte da vida de quem assiste ao programa e ao pay-per-view por quase quatro meses. Que o reencontro seja mantido nas futuras temporadas. E com conteúdo na íntegra.

Whatsapp


Leia também