Um dos maiores nomes da história da teledramaturgia brasileira, Francisco Cuoco deu um show de humildade quando foi confrontado com uma adversidade.
Há 30 anos, em abril de 1991, a Folha de S.Paulo publicou um levantamento feito pelo Datafolha junto ao público paulistano para eleger os melhores e os piores da televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEDe acordo com a pesquisa, Cuoco foi eleito o pior ator na opinião de 9% dos participantes, ficando com o nada honroso primeiro lugar desse ranking.
No entanto, o ator, que havia acabado de participar de Lua Cheia de Amor e, no ano seguinte, estrelaria Deus nos Acuda, tirou o fato de letra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE“Sempre respeitei a opinião do público, que é um juiz muito imparcial. Independente disso, vou me aplicar mais e mais até que, um dia, consiga mudar determinadas posições. Não falo com ironia, sinceramente, não”, destacou.
“Recebi a pesquisa naturalmente. Faz parte do meu perfil psicológico respeitar meu semelhante. As pessoas expressaram o que sentiam. Não tenho o sentimento de onipotência de ser cativante para todos. Não será isso que me fará desistir de aprimorar o meu ofício”, completou.
Defesa
O veterano ator, que atualmente tem 88 anos e participou, como ele mesmo, de Salve-se Quem Puder, em 2020, foi defendido na época por Aguinaldo Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE“Toda pesquisa é válida. Mas também têm suas limitações. (…) O Francisco Cuoco, ao mesmo tempo foi lembrado entre os melhores e os piores. É complicado”, ponderou o autor.
Na mesma pesquisa, Regina Duarte, que havia estrelado sucessos como Vale Tudo e Rainha da Sucata nos anos anteriores, foi eleita a melhor atriz com 30% dos votos.
“Me lisonjeia muito ter sido escolhida a melhor. E 30% é muito expressivo. Meu ego está na lua. Tenho 26 anos de carreira. Me sinto recompensada”, ressaltou.