PROJETO ORIGINALIDADE

Fracasso retumbante, última novela de Gilberto Braga ganha nova chance da Globo

Gilberto Braga

Gilberto Braga

Exibida entre março e agosto de 2015 pela Globo, Babilônia ficou marcada por um triste fato: foi a última novela de Gilberto Braga, que morreu magoado com a emissora após ter seu último pedido negado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muito antes de pagar seus pecados com Mania de Você, a emissora passou apuros com essa trama, que sofreu um intenso boicote do público conservador e também passou por mudanças drásticas.

Projeto Originalidade

Apesar de tudo isso, a novela vai ganhar uma nova chance da Globo, através de seu plataforma de streaming, o Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela foi a escolhida para integrar o Projeto Originalidade desse mês, passando por uma atualização a partir da próxima segunda (23).

A ação busca resgatar a qualidade original de novelas já disponíveis na plataforma da moda como foram exibidas na exibição original, a partir do aumento da qualidade de imagem, adição de vinhetas de abertura, intervalos e encerramentos, reinserção de cortes originais e episódios omitidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Problemas

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em Babilônia

Desde que entrou no ar, Babilônia enfrentou sérios problemas.

Logo em seu primeiro capítulo, a novela exibiu um beijo lésbico entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, que interpretavam o casal Teresa e Estela.

A cena deixou os espectadores mais conservadores e gerou protestos entre os evangélicos, que logo iniciaram uma forte campanha de boicote.

O senador Magno Malta e o deputado federal João Campos, então integrantes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso, lideraram os protestos.

Os parlamentares emitiram nota pedindo para o público boicotar Babilônia. De acordo com o documento, o folhetim fazia “apologia ao mal” e visava “destruir famílias”.

Textos de evangélicos passaram a correr as redes sociais. Apesar dos protestos, as personagens homossexuais continuaram na trama.

“São reações de uma minoria, que não tem qualquer amparo legal. Os deputados estão fazendo barulho na tentativa de se promover às custas do sucesso da novela. Ao usar suas posições no Congresso para atacar a Rede Globo e a novela das nove, eles querem atrair a atenção da mídia para si. E assim se exibir nos seus redutos eleitorais”, declarou o coautor Ricardo Linhares ao site Notícias da TV.

Não adiantou

Gloria Pires em Babilônia

Independente do boicote, Babilônia foi rejeitada pelo público por diversos motivos, obrigado os autores a promoverem mudanças radicais.

Para completar, o então diretor de dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, organizou e reescreveu cinco capítulos, do 37 ao 41, com a intenção de acelerar documentos e tentar fisgar o público.

Nada disso deu certo: Babilônia acabou encurtada em três semanas e se tornou a novela das nove menos vista até então, com média geral de 25,4 pontos, oito a menos que a antecessora, Império.

Despedida

Gilberto Braga tentou, mas não conseguiu escrever uma nova novela na Globo para se redimir do fiasco.

O autor morreu em outubro de 2021, aos 75 anos, levando consigo uma grande mágoa da emissora onde escreveu muitas páginas de sucesso.

Sair da versão mobile