Salvo raríssimas exceções, a Globo sempre encerrou uma novela numa sexta-feira e reapresentou o último capítulo no sábado. Assim, quem perdeu o final tem uma nova chance para conferi-lo. E quem viu e gostou pode ver novamente no dia seguinte. É uma tradição antiga do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a emissora quebrou esta tradição com Sabor da Paixão, trama de Ana Maria Moretzsohn considerada um dos maiores fracassos da faixa das seis de todos os tempos. A novela estrelada por Letícia Spiller (foto acima) teve um desempenho tão ruim que a Globo nem fez questão de reexibir seu desfecho. Quem esperava pela reprise ficou a ver navios.
Fracasso
Divulgação / GloboNo início dos anos 2000, Ana Maria Moretzsohn se tornou um nome forte do horário das seis da Globo. Após emplacar Esplendor (2000) e Estrela Guia (2001), a autora tentou conquistar o público do horário com um romance bem “água com açúcar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabor da Paixão, estrelada por Letícia Spiller (Diana) e Luigi Baricelli (Alexandre), era o típico folhetim: um casal de pombinhos que se apaixona perdidamente, mas precisa enfrentar obstáculos para ficar junto. O principal empecilho: Zenilda (Arlete Salles), a mãe do mocinho.
Porém, tanto açúcar deixou o público enjoado. Sabor da Paixão amargou média de 24 pontos na Grande São Paulo. Trata-se da pior audiência do horário até aquele momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Sem reprise
Sabor da Paixão chegou ao fim no dia 21 de março de 2003. Mas, no dia seguinte, a Globo optou por exibir a final do Campeonato Paulista. Na época, o campeonato estava no meio de uma disputa por direitos de transmissão, que envolviam Globo e SBT e, por isso, os horários das partidas eram diferentes das que a Globo costumava exibir.
Deste modo, a final do torneio aconteceria justamente no sábado, dia 22 de março, no horário da novela das seis. E o que a Globo fez? Simplesmente ignorou a reprise do último capítulo de Sabor da Paixão. Quem não viu o final da trama no dia anterior não teve outra oportunidade. Sabor da Paixão acabou e pronto.
A medida chamou a atenção porque a Globo dificilmente abre mão de exibir uma novela, seja por qual motivo for. Além disso, quando uma eventualidade impede a reprise do último capítulo, a emissora o exibe num horário diferente.
Reprises em dias diferentes
Uma transmissão de futebol também afetou a exibição de Renascer (1993), sucesso do horário das oito que deve ganhar um remake no ano que vem. Por conta do jogo, o desfecho da trama foi dividido em duas partes: a primeira parte foi ao ar na sexta-feira, e a parte final no sábado, dia 13 de novembro de 1993. No domingo, dia 14, a Globo reexibiu o desfecho na íntegra, depois do Fantástico.
Algo parecido aconteceu com Fera Ferida (1993), sua sucessora. A trama de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn teve seu último capítulo exibido no sábado, dia 16 de julho de 1994. A reprise, então, aconteceu no domingo, após o Fantástico.
Entre 2015 e 2019, a Globo lançou uma nova “tradição”, que foi abandonada depois: as novelas das seis e das sete passaram a ser encerradas às segundas ou terças-feiras. Com isso, a reprise do último capítulo acontecia sempre no dia seguinte, à tarde, dentro do Vale a Pena Ver de Novo.
Outro caso
DivulgaçãoNo entanto, Sabor da Paixão não foi a única novela da Globo a não ter seu capítulo final reexibido. Duas Caras (2007), de Aguinaldo Silva, também teve seu desfecho mostrado apenas uma única vez.
Na época, o autor alegou que precisava de mais tempo para mostrar o final da história estrelada por Marjorie Estiano (Maria Paula), Dalton Vigh (Ferraço) e Antonio Fagundes (Juvenal Antena). Por isso, a novela foi encerrada num sábado, dia 31 de maio de 2008, e não teve reprise.
A decisão acabou afetando a audiência do folhetim. Como o número de televisores ligados aos sábados é tradicionalmente menor, o capítulo final de Duas Caras anotou 47 pontos no Ibope. Na época, o número foi considerado a pior audiência de um último capítulo de novela das oito/nove de todos os tempos.