Fracasso de novela da Globo acabou com tradição de décadas
02/04/2023 às 15h54
Salvo raríssimas exceções, a Globo sempre encerrou uma novela numa sexta-feira e reapresentou o último capítulo no sábado. Assim, quem perdeu o final tem uma nova chance para conferi-lo. E quem viu e gostou pode ver novamente no dia seguinte. É uma tradição antiga do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a emissora quebrou esta tradição com Sabor da Paixão, trama de Ana Maria Moretzsohn considerada um dos maiores fracassos da faixa das seis de todos os tempos. A novela estrelada por Letícia Spiller (foto acima) teve um desempenho tão ruim que a Globo nem fez questão de reexibir seu desfecho. Quem esperava pela reprise ficou a ver navios.
Fracasso
Divulgação / GloboNo início dos anos 2000, Ana Maria Moretzsohn se tornou um nome forte do horário das seis da Globo. Após emplacar Esplendor (2000) e Estrela Guia (2001), a autora tentou conquistar o público do horário com um romance bem “água com açúcar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabor da Paixão, estrelada por Letícia Spiller (Diana) e Luigi Baricelli (Alexandre), era o típico folhetim: um casal de pombinhos que se apaixona perdidamente, mas precisa enfrentar obstáculos para ficar junto. O principal empecilho: Zenilda (Arlete Salles), a mãe do mocinho.
Porém, tanto açúcar deixou o público enjoado. Sabor da Paixão amargou média de 24 pontos na Grande São Paulo. Trata-se da pior audiência do horário até aquele momento.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Sem reprise
Sabor da Paixão chegou ao fim no dia 21 de março de 2003. Mas, no dia seguinte, a Globo optou por exibir a final do Campeonato Paulista. Na época, o campeonato estava no meio de uma disputa por direitos de transmissão, que envolviam Globo e SBT e, por isso, os horários das partidas eram diferentes das que a Globo costumava exibir.
Deste modo, a final do torneio aconteceria justamente no sábado, dia 22 de março, no horário da novela das seis. E o que a Globo fez? Simplesmente ignorou a reprise do último capítulo de Sabor da Paixão. Quem não viu o final da trama no dia anterior não teve outra oportunidade. Sabor da Paixão acabou e pronto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida chamou a atenção porque a Globo dificilmente abre mão de exibir uma novela, seja por qual motivo for. Além disso, quando uma eventualidade impede a reprise do último capítulo, a emissora o exibe num horário diferente.
Reprises em dias diferentes
Uma transmissão de futebol também afetou a exibição de Renascer (1993), sucesso do horário das oito que deve ganhar um remake no ano que vem. Por conta do jogo, o desfecho da trama foi dividido em duas partes: a primeira parte foi ao ar na sexta-feira, e a parte final no sábado, dia 13 de novembro de 1993. No domingo, dia 14, a Globo reexibiu o desfecho na íntegra, depois do Fantástico.
Algo parecido aconteceu com Fera Ferida (1993), sua sucessora. A trama de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn teve seu último capítulo exibido no sábado, dia 16 de julho de 1994. A reprise, então, aconteceu no domingo, após o Fantástico.
Entre 2015 e 2019, a Globo lançou uma nova “tradição”, que foi abandonada depois: as novelas das seis e das sete passaram a ser encerradas às segundas ou terças-feiras. Com isso, a reprise do último capítulo acontecia sempre no dia seguinte, à tarde, dentro do Vale a Pena Ver de Novo.
Outro caso
DivulgaçãoNo entanto, Sabor da Paixão não foi a única novela da Globo a não ter seu capítulo final reexibido. Duas Caras (2007), de Aguinaldo Silva, também teve seu desfecho mostrado apenas uma única vez.
Na época, o autor alegou que precisava de mais tempo para mostrar o final da história estrelada por Marjorie Estiano (Maria Paula), Dalton Vigh (Ferraço) e Antonio Fagundes (Juvenal Antena). Por isso, a novela foi encerrada num sábado, dia 31 de maio de 2008, e não teve reprise.
A decisão acabou afetando a audiência do folhetim. Como o número de televisores ligados aos sábados é tradicionalmente menor, o capítulo final de Duas Caras anotou 47 pontos no Ibope. Na época, o número foi considerado a pior audiência de um último capítulo de novela das oito/nove de todos os tempos.