Fracassada, última novela de Ana Paula Arósio ganha nova chance da Globo

Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Em agosto, a Globo vai dar uma nova chance a Ciranda de Pedra (2008), novela de Alcides Nogueira baseada na obra de Lygia Fagundes Telles. A trama será uma das atrações do Projeto Resgate do Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Apesar do requinte da produção, a novela não emplacou e saiu de cena com o ingrato título de trama das seis menos vista até aquele momento. Além disso, Ciranda de Pedra marcou a despedida de Ana Paula Arósio dos folhetins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atriz chegou a ser confirmada em outra novela depois, mas abandonou as gravações e rompeu seu contrato com a Globo em seguida. Desde então, ela se manteve reclusa e fez raríssimas aparições públicas.

Qual a história de Ciranda de Pedra, que será resgatada no Globoplay?

Ciranda de Pedra gira em torno do casal Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio (Daniel Dantas), que integra a alta sociedade paulistana de 1958. Ele é um respeitado advogado, enquanto ela é uma culta e refinada mulher. Eles são pais das jovens Virgínia (Tammy Di Calafiori), Bruna (Anna Sophia Folch) e Otávia (Ariela Massotti).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

De personalidades distintas, Laura e Natércio se afastam cada vez mais. Enquanto ele se torna cada vez mais autoritário, ela se torna uma mulher emocionalmente instável. Laura, então, passa a se tratar com o médico Daniel (Marcello Antony), por quem se apaixona.

Na bela mansão onde vivem no Jardim Europa, Natércio e Laura contam com os serviços da governanta Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira), apaixonada em segredo pelo patrão. Por isso, ela arma para destruir Laura e assumir seu lugar na casa.

Qual foi a última novela de Ana Paula Arósio?

Um dos mais conhecidos rostos da televisão brasileira nos anos 1990 e 2000, Ana Paula Arósio fez vários trabalhos de sucesso na Globo, como a novela Terra Nostra (2000) e as minisséries Hilda Furacão (1998) e Um Só Coração (2004). Entretanto, ela não voltou mais às novelas após Ciranda de Pedra.

Depois da novela, a atriz ainda protagonizou a série Na Forma da Lei (2010), escrita por Antonio Calmon. Em seguida, foi escalada para viver Marina, a mocinha de Insensato Coração (2011), novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Mas, após não comparecer às primeiras gravações da trama, Ana Paula Arósio desistiu da produção e rescindiu seu contrato com a Globo. Isso rendeu uma enorme correria nos bastidores da trama para encontrar uma substituta a tempo – Paolla Oliveira ficou com o papel.

Desde então, Ana Paula Arósio vive reclusa e faz poucas aparições públicas. Ela reapareceu em 2015, na ocasião do lançamento do filme A Floresta que se Move. Algum tempo depois, ela voltou ao vídeo como garota-propaganda de um banco.

Fim das tramas de época

Com 22 pontos de média geral, Ciranda de Pedra foi a novela das seis menos vista da Globo até aquele momento. A emissora vinha numa sequência de recordes negativos, já que Eterna Magia (2007) e Desejo Proibido (2007), suas antecessoras, também não emplacaram.

Com o fiasco da história de Alcides Nogueira, a emissora constatou um cansaço do público com romances de época. Por isso, decidiu apostar numa história de pegada mais jovem, na tentativa de oxigenar a faixa. A solução foi alterar os planos para Negócio da China (2008), concebida inicialmente para às 19h, e encaixá-la às seis.

Porém, a novela de Miguel Falabella não refrescou a situação e anotou índices ainda mais baixos que os de sua antecessora. Ainda assim, a Globo seguiu com tramas contemporâneas na faixa, lançando Paraíso (2009), Cama de Gato (2009) e Escrito nas Estrelas (2010), que elevaram os números do horário.

Sair da versão mobile