Fracassada, última novela de Ana Paula Arósio ganha nova chance da Globo

23/07/2024 às 10h44

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Em agosto, a Globo vai dar uma nova chance a Ciranda de Pedra (2008), novela de Alcides Nogueira baseada na obra de Lygia Fagundes Telles. A trama será uma das atrações do Projeto Resgate do Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Ana Paula Arósio em Ciranda de Pedra

Apesar do requinte da produção, a novela não emplacou e saiu de cena com o ingrato título de trama das seis menos vista até aquele momento. Além disso, Ciranda de Pedra marcou a despedida de Ana Paula Arósio dos folhetins.

A atriz chegou a ser confirmada em outra novela depois, mas abandonou as gravações e rompeu seu contrato com a Globo em seguida. Desde então, ela se manteve reclusa e fez raríssimas aparições públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a história de Ciranda de Pedra, que será resgatada no Globoplay?

Ciranda de Pedra gira em torno do casal Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio (Daniel Dantas), que integra a alta sociedade paulistana de 1958. Ele é um respeitado advogado, enquanto ela é uma culta e refinada mulher. Eles são pais das jovens Virgínia (Tammy Di Calafiori), Bruna (Anna Sophia Folch) e Otávia (Ariela Massotti).

De personalidades distintas, Laura e Natércio se afastam cada vez mais. Enquanto ele se torna cada vez mais autoritário, ela se torna uma mulher emocionalmente instável. Laura, então, passa a se tratar com o médico Daniel (Marcello Antony), por quem se apaixona.

LEIA TAMBÉM:

Na bela mansão onde vivem no Jardim Europa, Natércio e Laura contam com os serviços da governanta Frau Herta (Ana Beatriz Nogueira), apaixonada em segredo pelo patrão. Por isso, ela arma para destruir Laura e assumir seu lugar na casa.

Qual foi a última novela de Ana Paula Arósio?

Um dos mais conhecidos rostos da televisão brasileira nos anos 1990 e 2000, Ana Paula Arósio fez vários trabalhos de sucesso na Globo, como a novela Terra Nostra (2000) e as minisséries Hilda Furacão (1998) e Um Só Coração (2004). Entretanto, ela não voltou mais às novelas após Ciranda de Pedra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois da novela, a atriz ainda protagonizou a série Na Forma da Lei (2010), escrita por Antonio Calmon. Em seguida, foi escalada para viver Marina, a mocinha de Insensato Coração (2011), novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Mas, após não comparecer às primeiras gravações da trama, Ana Paula Arósio desistiu da produção e rescindiu seu contrato com a Globo. Isso rendeu uma enorme correria nos bastidores da trama para encontrar uma substituta a tempo – Paolla Oliveira ficou com o papel.

Desde então, Ana Paula Arósio vive reclusa e faz poucas aparições públicas. Ela reapareceu em 2015, na ocasião do lançamento do filme A Floresta que se Move. Algum tempo depois, ela voltou ao vídeo como garota-propaganda de um banco.

Fim das tramas de época

Com 22 pontos de média geral, Ciranda de Pedra foi a novela das seis menos vista da Globo até aquele momento. A emissora vinha numa sequência de recordes negativos, já que Eterna Magia (2007) e Desejo Proibido (2007), suas antecessoras, também não emplacaram.

Com o fiasco da história de Alcides Nogueira, a emissora constatou um cansaço do público com romances de época. Por isso, decidiu apostar numa história de pegada mais jovem, na tentativa de oxigenar a faixa. A solução foi alterar os planos para Negócio da China (2008), concebida inicialmente para às 19h, e encaixá-la às seis.

Porém, a novela de Miguel Falabella não refrescou a situação e anotou índices ainda mais baixos que os de sua antecessora. Ainda assim, a Globo seguiu com tramas contemporâneas na faixa, lançando Paraíso (2009), Cama de Gato (2009) e Escrito nas Estrelas (2010), que elevaram os números do horário.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.