Em 2009, após se destacar no comando do Balanço Geral, Geraldo Luís foi promovido na Record. Há 12 anos, a emissora apostou suas fichas no programa Geraldo Brasil, que substituiu o Programa da Tarde e pretendia ser uma mistura das atrações comandadas por José Luiz Datena, Ratinho e Márcia Goldschmidt. Mas não deu certo.

“Geraldo apostará na fórmula jornalismo mais entretenimento. Com duas horas e meia e plateia, terá reportagens assistencialistas e telebarracos”, destacou a Folha de S.Paulo de 16 de abril de 2009.

A Record não poupou esforços para o sucesso da empreitada, investindo alto no cenário e contratando um personal stylist para o apresentador, que viajou para diversos locais para gravar reportagens.

Na estreia, em 6 de julho daquele ano, o Geraldo Brasil deu sete pontos de audiência, batendo os concorrentes diretos – Programa do Ratinho, do SBT, e Márcia, da Band. O pico foi de 11 pontos.

No entanto, a alegria durou pouco. “Geraldo Brasil, novo programa da Record que estreou na semana passada apavorando os telebarracos da concorrência, já perdeu gás no Ibope. Anteontem, deu 4,1 pontos. Chegou a amargar um quinto lugar. Uma semana antes, deu oito”, informou a Folha de 16 de julho.

Marca do pênalti

Para tentar alavancar a audiência, novos quadros foram criados e foram feitas apostas em fofocas, com Leão Lobo e Amin Khader, e em conteúdo relacionados aos participantes do reality show A Fazenda.

Em 15 de novembro, a Folha informou que se audiência da atração não reagisse, o programa sairia em breve do ar.

Como os números não mudaram (chegou a marcar três pontos, enquanto a Record sonhava em 10), o Geraldo Brasil acabou sendo limado da grade em 18 de dezembro de 2009.

“Parte do horário da atração será substituída por um programa diário, uma espécie de resumão com entrevistas e melhores momentos de A Fazenda, comandado por Babi Xavier. A outra parte será ocupada por séries enlatadas e Pica Pau”, descreveu o Estadão de 30 de novembro – de fato, somente os desenhos e séries como Todo Mundo Odeia o Chris foram ao ar.

Idas e vindas

A Noite é Nossa

Para Geraldo, foi prometido um programa semanal, aos sábados, antes de O Melhor do Brasil. A mídia especulou que o Geraldo Brasil voltaria ao ar em 2010, mas isso não aconteceu.

[anuncio_5]

O título da atração foi novamente utilizado entre 27 de janeiro e 17 de julho de 2017, para reexibir reportagens feitas por Geraldo no Domingo Show. No entanto, a nova fase também durou pouco.

Recentemente, o apresentador comandou o programa A Noite é Nossa e voltou ao Balanço Geral, justamente a atração onde estava antes dessa aposta mal-sucedida da Record.

Compartilhar.