André Santana

Míriam (Paula Cohen) chegou para abalar ainda mais a casa de Sérgio (Marcos Caruso) em Elas por Elas. A enfermeira trocou o verdadeiro filho de Helena (Isabel Teixeira) – que morreu no parto – por Giovanni (Filipe Bragança) a pedido do idoso, que lhe pagou uma boa quantia para cometer o crime.

Sérgio (Marcos Caruso), Míriam (Paula Cohen) e Helena (Isabel Teixeira) em Elas por Elas
Elas por Elas

Como Helena não faz a menor ideia de que o rapaz não é seu filho biológico, Miriam reapareceu para usar este segredo e chantagear Sérgio. A entrada da enfermeira chacoalhou a trama das seis da Globo, mas vem desagradando parte do público do folhetim. O tom caricato da personagem vem rendendo inúmeras críticas.

[anuncio_1]

Míriam morre em Elas por Elas?

Paula Cohen em Elas por Elas
Paula Cohen em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

Pai de Helena, Sérgio faz tudo o que a filha quer em Elas por Elas. Para ver a herdeira satisfeita, ele topa participar das armações da vilã para que Jonas (Mateus Solano) desista de se separar da megera. Mas, no passado, ele foi capaz de algo ainda mais grave: pagou uma enfermeira para trocar o neto morto por um bebê vivo na maternidade.

Anos depois, este segredo ressurge para atormentá-lo quando Míriam reaparece disposta a tirar mais dinheiro do ricaço. Temendo que Helena, Jonas e Giovanni descubram a verdade, Sérgio acaba se submetendo à chantagem e decide contratar a enfermeira como governanta da casa.

No entanto, ele não vai aceitar os desmandos de Míriam tão facilmente. Tanto que ele contrata um homem para dar um sumiço de vez na chantagista, na tentativa de se livrar deste problema de uma vez por todas. Ou seja, Míriam pode estar com os dias contados…

 

[anuncio_2]

Fora do tom

Nathalia Timberg e Mário Lago em Elas por Elas
Nathalia Timberg e Mário Lago em Elas por Elas (Nelson Di Rago / Globo)

A trama entre Sérgio e Míriam é extremamente dramática, já que envolve um crime bastante grave. No entanto, estranhamente, a direção de Elas por Elas resolveu dar à chantagista um tom cômico que parece não combinar com a situação.

Miriam é totalmente debochada. Ao mesmo tempo em que encurrala Sérgio, a enfermeira faz caras e bocas, muitas dancinhas e dispara piadinhas o tempo todo. Ela está mais para alívio cômico do que uma bandida chantagista. Parece saída do Zorra Total.

Nas redes sociais, não são poucos os comentários de espectadores que acreditam que Míriam está totalmente fora do tom. É difícil acreditar que a enfermeira representa algum perigo desse jeito.

Vale lembrar que, na primeira versão de Elas por Elas, exibida em 1982, Míriam se chamava Eva e era interpretada pela atriz Nathalia Timberg. E ela era uma personagem mais séria.

[anuncio_3]

Nova Lota?

Nos Tempos do Imperador - Paula Cohen
Paula Cohen como Lota em Nos Tempos do Imperador (Fábio Rocha / Globo)

Paula Cohen, intérprete de Miriam, é uma ótima atriz. A artista tem uma veia cômica evidente, o que a levou a ser um dos destaques do elenco de Nos Tempos do Imperador (2021), trama anterior dos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson – responsáveis pela nova versão de Elas por Elas, criada por Cassiano Gabus Mendes.

Na trama histórica, Paula era Lota Pindaíba, uma caipira “nova rica” que sonhava em entrar para a nobreza, tanto que ela chega a comprar um título de baronesa (ou “baroa”, como ela dizia). Suas tentativas de se aproximar da família real brasileira eram sempre muito divertidas e arrancavam boas risadas do público. Nos Tempos do Imperador foi uma trama problemática, mas Lota foi um dos poucos acertos do folhetim.

No entanto, parece que os autores querem “ressuscitar” Lota em Elas por Elas, o que não faz muito sentido. Os novelistas, a direção e a própria Paula Cohen deviam rever o perfil de Míriam, já que, da maneira que está, a personagem parece desconectada da trama. E mais: o tom exageradamente cômico a torna cansativa. É preciso corrigir.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor