André Santana

Ao escalar a dupla Patrícia Poeta e Manoel Soares para comandar o Encontro, a Globo acabou criando um problema para si mesma. Os dois apresentadores não funcionam juntos, vivem se atropelando em cena e despertam inúmeros boatos dando conta de que não se suportam.

Manoel Soares
Reprodução / Globo

A repercussão negativa da performance dos apresentadores, claro, afeta a imagem do matinal, o que prejudica a emissora. Com isso, a direção da Globo estaria estudando uma solução para resolver essa pendenga de uma vez por todas. Neste contexto, Manoel Soares pode até ser “promovido” e ganhar um programa só pra ele.

[anuncio_1]

Fim da dupla

De acordo com informações de bastidores, a direção da emissora carioca já entendeu que a única solução possível é acabar de vez com a dupla responsável pelo Encontro com Patrícia Poeta. Com isso, a saída de Manoel Soares do matinal é dada como certa.

Porém, a Globo teme a repercussão negativa desta baixa. Segundo Jeff Benício, colunista do Terra, a direção do canal teme que a saída de Soares soe como uma “vitória da apresentadora branca contra o apresentador negro”, o que afetaria a imagem de sua política de diversidade, cada vez mais intensa.

Com isso, a melhor saída seria que Manoel Soares deixasse o Encontro rumo a um programa solo. Com isso, sua dispensa do matinal não seria vista como uma “derrota”, mas uma “promoção”.

Destino de Manoel

Na Moral

Segundo Lucas Pasin, colunista do Splash UOL, uma das soluções cogitadas seria promover a volta de Manoel Soares ao É de Casa. Porém, este retorno não estaria sendo visto com bons olhos pela equipe do matinal dos sábados, já que Manoel, de acordo com Pasin, não era muito querido por lá.

Outra hipótese seria entregar a Manoel Soares o comando de um novo programa. Segundo Mariana Moraes, colunista do Em Off, a emissora estaria cogitando o retorno do programa de debates Na Moral, que foi apresentado por Pedro Bial (foto acima) entre 2012 e 2014. Nesta volta, Soares assumiria o comando.

Ainda de acordo com a colunista, outra possibilidade seria criar um novo programa, do zero, para Manoel apresentar. Assim, o apresentador deixaria o Encontro em boas condições. Em outras palavras, Manoel Soares “cairia para cima”.

Crise do Encontro

A crise no Encontro com Patrícia Poeta começou logo nos primeiros dias do programa, em julho de 2022, quando ficou claro aos olhos do público que a nova apresentadora seria a estrela da atração, enquanto Manoel seria uma espécie de “ajudante”.

Depois disso, ficou evidente que a dupla não deu “liga”. Patrícia, de perfil dominador, passou a ocupar todos os espaços e “atropelar” Manoel em cena, o que rendeu severas críticas à apresentadora nas redes sociais. Aos poucos, uma suposta rivalidade entre os dois artistas passou a ser discutida na internet.

Nas redes sociais, Patrícia foi apontada como a vilã. Mas, de acordo com comentários de bastidores, na verdade seria o contrário. Independentemente disso, o fato é que a dupla não funcionou no ar e os constantes atropelos desgastaram a imagem do matinal desnecessariamente.

A situação chegou a um ponto tão crítico que a direção da Globo passou a ser cobrada para tomar uma atitude mais enérgica. Mas, aparentemente, a emissora vem buscando uma solução que não provoque ainda mais desgaste ao combalido matinal.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor