Os atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho estão fora da TV já há algum tempo. Mas, apesar do sumiço, seguem como contratados da Globo, que simplesmente não os escalam para nenhuma produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois fazem parte do seleto time de atores que possuem um tipo de contrato vitalício com o canal. Contudo, a veterana de 91 anos tem medo de que a empresa mude de ideia.
“Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro, com 92 perder o dele também é dureza”, disse à revista Quem na ocasião de seu 90º aniversário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de convites
Ela ainda se queixou da falta de convites dos diretores e escritores apenas porque envelheceram.
“É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. […] Walcyr Carrasco sempre escreve. Mas há poucos. […] Eu queria só ser contratada, que é menos aporrinhação”, desabafou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A última participação da atriz em uma novela foi em A Dona do Pedaço, produzida em 2019 e escrita justamente por Walcyr Carrasco. Na trama, ela interpretou a personagem Linda.
Na geladeira
São quatro anos na geladeira da plim-pllim. Um tempo um pouco menor que o do seu marido, que foi aposentado pela empresa em 2016, após a sua participação em Êta Mundo Bom!, do mesmo escritor.
No folhetim de época, o experiente ator, que é um ano mais velho que a esposa, deu vida ao Dr. Inácio.
Contrato vitalício
De acordo com o Notícias da TV, a preocupação da atriz não tem motivo de ser, uma vez que a instituição não pretende mandá-los embora, a exemplo do que ocorreu com Eva Wilma, que permaneceu contratada até a sua morte, em 2021.
Outros que fazem parte do time da “renovação automática” são Tony Ramos, Glória Pires e Fernanda Montenegro, que ganham mesmo quando não estão no ar e possuem renovação tão logo os acordos existentes se findem.
Rosamaria estrou na TV em 1956 através do Grande Teatro Tupi. Começou nas novelas em 1964, em A Moça que Veio de Longe. Apareceu pela primeira vez na líder em 1968, em O Santo Mestiço.
Histórias de sucesso
Pode ser vista atualmente como a Margot na reprise de Chocolate com Pimenta. Se destacou também em A Muralha (1968), Pecado Capital (1975), Pai Herói (1979) e Pantanal (1990). Com passagens pelas extintas TV Tupi, Excelsior e Manchete, além do SBT, firmou contrato fixo com a atual casa em 1995, nunca mais saindo.
Já Mauro Mendonça estreou na Excelsior em 1962 na telenovela Corações em Conflito. Passou pela Tupi, Record e chegou à “toda poderosa” em 1973, em Carinhoso.
Tem Estúpido Cupido (1976), A Gata Comeu (1985), Anjo Mau (1997), Cabocla (2004) e A Favorita (2008), entre outras, em seu currículo.